1º Marketplace regional conta com novidade para micros e pequenos empreendedores

Criada há três anos pelos sócios-fundadores da O3Mídia – empresa especializada em plataformas de varejo online e inteligência artificial, Paulo Batuta (especialista em MainFrame da IBM, com MBA em Qualidade de Software) e Fernando Cervan (analista de sistemas), Ganhe Você é uma startup de marketplace regional elaborada para ajudar o micro e pequeno varejista alavancar suas vendas.

Encabeçando o tema “Usando IBM Watson para ajudar o varejo tradicional a enfrentar os desafios da transformação digital”, os sócios-fundadores protagonizam ao lado de outros 39 palestrantes no maior evento de Cloud da América-Latina, denominado IBMCloud Discovery, que acontece nos dias 08 e 09 de outubro, em São Paulo.

Os fundadores do Ganhe Você apresentarão a plataforma para um público superior a mil inscritos, presentes no primeiro dia do evento (08), das 17h20 às 18 horas. Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo link: https://www.ibm.com/events/br/pt/ibmclouddiscovery/agenda.html.

A ideia surgiu durante uma visita dos sócios ao centro da Capital Carioca, há três anos. Foi observando o número de lojas fechadas que perceberam a necessidade de criar um produto colaborativo que fugisse aos modelos convencionais de marketplace.

Os sócios justificam a escolha de começar por Santo André, por ser sua terra natal. A primeira parceria (www.acisa.ganhevoce.com.br) se deu há um ano, com a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Desde então outras associações espalhadas por todo Brasil têm se mostrado interessadas na plataforma.

Hoje o Ganhe Você tem parceria com as associações comerciais de São Caetano do Sul – ACISCS (SP) e Hortolândia – ACIAH (SP); e segue em negociação com Goiânia (GO), Taguatinga (DF), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (Capital). Atualmente são 201 lojas, 702 produtos e 415 consumidores cadastrados, de acordo com o último levantamento realizado no início de setembro.

Acreditando no potencial da plataforma, há cerca de um ano a O3Mídia inscreveu o Ganhe Você no IBM/GEP – Global Entrepreneur Program (Programa Global de Empreendedorismo), que visa auxiliar startups que tenham alguma solução baseada em tecnologia. O fruto desta empreitada foi um aporte inicial de 12 mil dólares, e o selo da IBM, recebidos pela O3Mídia para investir no desenvolvimento da ferramenta. Após participar do IBM Cloud Discovery, os sócios pleitearão um novo aporte, desta vez no valor de cem mil dólares.

Mas você ainda pode estar se perguntando o que torna o Ganhe Você mais atrativo do que outros marketplaces convencionais, certo? Para responder a esta questão seguem alguns dados. Plataformas convencionais cobram uma comissão, de aproximadamente 16%, sobre a venda de qualquer produto; além da taxa de entrega dos Correios – configurando um problema mais para o micro e pequeno empreendedor. Para alcançar esta máxima, o comerciante não deverá pagar nenhuma comissão sobre o valor da venda de seu produto para o Ganhe Você, apenas uma mensalidade no valor de R$ 48 reais cobrada a partir de janeiro de 2019. Até lá não existe limite de ofertas a serem cadastradas pelos lojistas.

Além da integração com os Correios, outro diferencial do Ganhe Você é o voucher.  O terceiro diferencial, e não menos importante, no Ganhe Você as três pontas envolvidas no processo ganham: quem indicou (ganha comissão, em dinheiro, estipulada pelo próprio lojista), quem comprou (ganha pontuação na plataforma para trocar por produtos – em forma de win points – também definida pelo lojista), e o lojista além de ganhar com o aumento de suas vendas, ainda decide a porcentagem que cada um desses irá receber. Importante ressaltar que apenas lojistas formais, com CNJP, podem fazer uso da plataforma para cadastrar seus produtos, isso torna o processo mais justo e democrático.

Em parceria com a MAB Lojística, o Ganhe Você disponibilizará até o final deste ano uma alternativa aos Correios para entrega dos produtos de forma mais rápida e econômica. A parceira foi batizada com o nome de “Entrega Express”.

Com o crescimento dos e-consumidores (consumidores digitais) e o boom da Inteligência Artificial, o Ganhe Você saiu na frente novamente sendo o primeiro marketplace a disponibilizar uma IA para seus usuários, que leva o nome de Heloisa. Disponível no marketplace da ACISA (www.acisa.ganhevoce.com.br), ela usa como base de dados o software Watson da IBM, permitindo que os consumidores tenham uma experiência diferenciada na hora de procurar e adquirir seus produtos.