5 dicas para controlar o colesterol ruim

Da redação
exercicioDe acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2013), somente no Brasil, 18.4 milhões de adultos foram diagnosticados com o colesterol alto. O distúrbio é reflexo principalmente dos maus hábitos alimentares decorrentes da vida moderna.

Além da reeducação alimentar, com a inclusão de alimentos que ajudam na diminuição do colesterol e a suspensão de alimentos ricos em gorduras e açucares, é importante ressaltar que várias outras medidas podem ser tomadas para acabar com os problemas.


O exercício físico é fundamental:
o sedentarismo é um fator que contribui significativamente para o acúmulo de gordura no organismo. Exercitar-se auxilia o corpo a queimar gorduras, inclusive o colesterol;

Tenha bons hábitos alimentares: Inclua alimentos saudáveis em sua dieta: frutas, legumes, vegetais e carnes saudáveis, sempre se preocupando com o preparo dos alimentos – tenha moderação no consumo de gorduras insaturadas (óleos, oleaginosas e sementes), evite frituras e alimentos industrializados;

Evite agravantes: o cigarro e o álcool são fatores de risco para o aumento do LDL e de diversas doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares;

Relaxe: o stress é outro desencadeador das complicações do colesterol. Procure atividades que promovam a sensação de bem estar e evite aborrecimentos;

Procure sempre um profissional de saúde: consultar um médico frequentemente é importante para acompanhar os níveis de colesterol, somente um profissional poderá lhe indicar o tratamento mais adequado em caso de anormalidade. Da mesma forma, mudanças na dieta devem ser sempre orientadas por um nutricionista e a prática de exercício físicos, acompanhadas por um preparador físico.