5 dicas para ir bem na redação do Enem

Aposto que com essas instruções você vai tirar nota 1000! Veja:

  1. Faça a redação primeiro: A redação é aplicada no último dia. Com isso, muitos deixam ela para o final, quando já estão cansados, mas a redação exige muito mais do candidato, além das outras questões terem textos longos.
  2. Não use palavras difíceis: A redação do ENEM é muito técnica, e o examinador vai se preocupar com a sua enemorganização de ideias e argumentação e não com palavras rebuscadas.
  3. Mantenha a estrutura: A redação do Enem exige introdução, argumentação e conclusão. Na conclusão, deve-se propor uma espécie de solução para o tema apontado.
  4. Tome cuidado com a coerência: Coerência é a linha do raciocínio, aquilo que faz a ideia ter sentido. Uma redação coerente mantém sua linha de raciocínio e uma lógica textual. Tome cuidado para não pular de uma ideia para outra de repente, isso é algo que pode fazer o examinador se perder.
  5. Preste atenção na coesão: A coesão caminha diretamente ligada à coerência e à estrutura textual. Coesão é uma forma de sentido, mas estrutural. Um texto pode ser coerente, mas não ser coeso, da mesma forma como o inverso se aplica.