5 grupos de corrida gratuitos para treinar em São Paulo

Muito comuns na Europa e nos Estados Unidos, os grupos de corrida estão cada vez mais populares por aqui. São turmas lideradas por entusiastas do esporte, nem sempre atletas profissionais. O que une os corredores é uma coisa só: o prazer em trotar pela cidade. Há quem diga que é uma terapia. Outros falam em religião. A verdade é que quem começa na corrida não consegue mais parar. E é isso que esses grupos querem espalhar: um estilo de vida mais saudável e uma outra maneira de explorar a cidade. Selecionamos cinco grupos em São Paulo que organizam percursos semanais e gratuitos. Agora acabaram as desculpas para ficar em casa.

1- Seven Runners Crew

Não é preciso ser um maratonista para acompanhar o grupo que se reúne em diferentes pontos da cidade nas manhãs de sábado. Aliás, não é necessária qualquer experiência na corrida para se juntar à turma. Os sete amigos que se uniram para criar o Seven Runners Crew também começaram a treinar assim, despretensiosamente. Hoje, eles reúnem cerca de 50 pessoas toda semana para fazer percursos de 3,5 e 7 quilômetros. Dois profissionais acompanham os corredores mais experientes e orientam aqueles que estão debutando no esporte.

2- Damn Gang

Todas as quintas-feiras, o grupo de seis amigos da Damn Gang marca um ponto de encontro pela capital para dar a largada ao percurso de 5 quilômetros. A ideia não é cumprir metas nem comparar os desempenhos, mas sim explorar a cidade correndo – e se divertindo. O percurso é feito pelas calçadas e o time sinaliza e orienta todos os atletas, sem deixar ninguém para trás. Três membros do grupo se espalham entre o pelotão com caixinhas de som para animar o exercício, que costuma terminar com uma confraternização em algum lugar da cidade.

3- Outra Fé

O grupo surgiu em 2011 com o objetivo de espalhar esse estilo de vida. A corrida como terapia e uma forma de conexão com a cidade virou quase uma religião – é daí que vem o nome Outra Fé. Todas as quintas-feiras, faça chuva ou faça sol, eles saem do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, para um percurso de 5 quilômetros. Não precisa pagar nada nem ter qualquer experiência para se juntar à tropa, como eles chamam a turma que corre junto pelo parque. Eles garantem que a corrida é um vício. Mas um vício do bem.

4- Elas Que Voam

Quatro estudantes universitárias resolveram se juntar para criar um grupo que incentivasse as mulheres a praticar corrida. A ideia de empoderar através do esporte deu certo. Hoje, elas reúnem dezenas de pessoas – os homens também são bem-vindos – duas vezes por semana para percursos de 5 quilômetros. Na segunda-feira, o encontro do Elas Que Voam é na marquise do Parque do Ibirapuera. Aos sábados, o grupo sai da praça Professor Reynaldo Porchat, ao lado do portão 1 da Universidade de São Paulo. Qualquer um pode participar dos treinos, que são divididos por nível de experiência.

5- Vem com Nois

O grupo criado por três amigos apaixonados por corrida é perfeito para quem quer correr pela primeira vez. O trio quer ajudar as pessoas a vencerem o sedentarismo e experimentarem um estilo de vida mais saudável. Por isso, o percurso do Vem com Nois é de apenas três quilômetros e sai todas as quartas-feiras da Praça Oswaldo Cruz, no final da Avenida Paulista. Eles se preocupam em orientar os iniciantes, dando dicas fundamentais para arriscar os primeiros trotes. O grupo também organiza treinos esporádicos nos finais de semana.

Fonte: Terra