6 botas masculinas para usar com elegância no dia a dia

Sempre presentes no vestuário masculino, as botas são calçados atemporais e muito mais úteis do que você deve imaginar. Apesar das botas serem mais frequentemente associadas a figuras masculinas brutas – lenhadores e cowboys, por exemplo -, o calçado ganha cada vez mais espaço hoje em dia entre o homem urbano “comum” e até mesmo engravatados que precisam comparecer em reuniões, jantares e festas sem perder o estilo e a elegância.
Mas, para quem deseja adotar a bota masculina no próprio estilo sem saber muito bem por onde ou como começar – e não quer errar -, escolher a bota certa pode ser um desafio. São vários os modelos disponíveis no mercado e, para tornar ainda mais complicado escolher entre eles, cada um possui características próprias. Enquanto algumas podem ser um verdadeiro acréscimo ao se vestir, outras podem detonar o estilo que você está tentando criar.
A seguir, confira os modelos de botas masculinas que todo homem precisa garantir em seu guarda-roupa imediatamente para ficar sempre estiloso e muito mais elegante no dia a dia.
– AS BOTAS SOCIAIS
É bem capaz que você já tenha visto alguém usando, mas nem tenha se dado conta de que era uma bota, tanta é a semelhança das botas sociais com os sapatos mais comuns.
Vários são os motivos para confundir os dois: o couro engraxado, a possível presença de brogues (aqueles furinhos no couro), os captoes (a biqueira do sapato) e até mesmo as wingtips (as “abas” na parte superior dele).
O tamanho do cano das botas sociais pode variar entre alto (mais ou menos até o meio da canela) ou baixo. Além disso, eles podem ter amarração ou não. O solado, geralmente de couro, pode ser colorido em versões mais modernas. Caem muito bem com as botas sociais calças chino e de alfaiataria, já que o jeans comum costuma destoar do estilo refinado do calçado.
 

– CHELSEA BOOTS

Apesar da história da bota ter origem na era vitoriana, em idos de 1887, eram os Beatles os maiores representantes da Chelsea Boots no mundo da música e responsáveis por popularizar seu uso com terno de corte slim entre os homens, ainda nos anos 60.
Apesar disso, este modelo de bota permenece muito moderno e ganha cada vez mais adeptos entre aqueles que desejam dar um toque de elegância no visual casual.
 

– YELLOW BOOTS (TIMBERLAND)

Yellow Boots é como são conhecidas as Work Boots fabricadas pela marca Timberland para os lenhadores no início dos anos 70. Sua popularidade foi tão grande na epóca que logo muitos conheciam este tipo de bota apenas como Yellow Boots. Impermeáveis, estas botas tem como principais características o colarinho alcochoado e a sola grossa de borracha.
Ideais para montar um visual bem casual, as Work Boots combinam perfeitamente com calças do tipo sarja, camisetas e camisas do tipo lenhador. Essa opção é ainda mais acertada durante épocas mais frias e chuvosas. Se optar por usar as Work Boots numa trilha, por exemplo, bermuda e camisa devem bastar.

– COTURNOS

Muito populares entre os roqueiros, punks e motociclistas, os coturnos tem origem militar e, assim como as Work Boots, são bastante robustas e resistentes. Feitas em couro espesso, sua biqueira costuma ser de metal, enquanto a sola grossa e o cano alto completam suas características.
Quem deseja adotar o coturno no do dia a dia pode optar pelo jeans sem medo (desde que a calça não tenha cores muito claras) ou calças do tipo cargo. Para completar o visual, jaquetas de couro e casacos pesados costumam casar muito bem com a aparência parruda da bota.
 

– DESERT BOOTS

Apesar de muito parecidas entre si, principalmente em seu formato, as botas Chukka e as Desert Boots possuem algumas características entre si para diferenciá-las: nesta, por exemplo, as solas são feitas de borracha, enquanto nas botas Chukka são usadas solas de couro. É muito mais comum também encontrar botas Chukka de couro, enquanto as Desert Books são muito mais facilmente encontradas em camurça.
Com um estilo bem urbano, estes tipos de botas combinam muito bem com jeans e calças de cargo, além de bermudas serem ideais em ambientes outdoor. Alguns modelos mais refinados de botas Chukka são perfeitos para usar com um visual business mais casual .

– AS BOTAS DE COWBOY

Você não precisa ir a uma festa sertaneja para querer ou gostar de usar uma bota Country – ou Texana, como também é conhecida – com estilo no dia a dia. Geralmente feitas em couro, são vários os modelos que você encontra: cheia de desenhos, com franjas, fivelas, cores diferentes e muitas outras. Porém, se sua intenção é montar um visual mais elegante e casual, opte por uma bota mais simples, sem desenhos ou detalhes muito aparentes.

Como todas as botas Country possuem cano alto, a dica para usá-las mais discretamente é usar a calça (jeans, de preferência) por cima do cano. Vale aproveitar também o universo sertanejo que a bota oferece para utilizar camisas xadrez sobre camisetas mais básicas.