Abertura do XXIII Torneio Nacional de Ginástica Rítmica encanta o público em São Bernardo

As principais ginastas do País estão em São Bernardo para a disputa do XXIII Torneio Nacional de Ginástica Rítmica. A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta de quarta-feira (17) no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib.
 
Além do tradicional desfile das delegações as ginastas da cidade encantaram o público com uma belíssima apresentação. A coreografia contou a história da ginástica rítmica, desde o surgimento na Grécia até tornar-se esporte Olímpico, em 1984. A ginástica moderna, inicialmente chamada, nasceu com a combinação de movimentos, técnicas de relaxamento, dança e movimentos acrobáticos. Com o passar dos anos foram introduzidos elementos como a bola, a corda, o arco, a maça e a fita.
 
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon, sediar esse torneio é uma grande honra e uma forma de incentivar a prática da modalidade na cidade. “Há dois meses inauguramos em São Bernardo o Complexo Esportivo de Ginástica Rítmica, eu não tenho dúvidas de que a GR irá tomar conta do cenário esportivo no próximo ano e São Bernardo será referência na modalidade”, destacou.
 
“Estamos muito felizes em trazer essa competição para São Bernardo. Temos aqui 400 atletas vindos de todas as partes do Brasil e 64 entidades participando. Agradeço o apoio da Prefeitura e a Confederação Brasileira de Ginástica pela confiança”, disse Roseane Zanetti, presidente da FPG.
 
Além do secretário e da presidente da Federação Paulista de Ginástica a cerimônia contou com a presença da presidente da Federação Paranaense de Ginástica e Árbitro Internacional – FIG, Márcia Aversani, vice-presidente da Federação Paulista de Ginástica, Sandra Soares, vice-presidente da Federação de Rondônia, Sra. Juscimara Campos, coordenadora técnica de ginástica acrobática da CBG, Deise Turbay, coordenadora técnica de Ginástica Rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica, Renata Marques Teixeira e do diretor de alto rendimento de São Bernardo, Maurício Cardozo.
 
O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica, organizado pela Federação Paulista de Ginástica e conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo e dos colégios particulares Ábaco e São Carlos.
 
As disputas iniciaram hoje com a competição Individual Pré-Infantil 1 e 2 e em conjunto Infantil. A premiação será realizada às 20h. Na sexta-feira (19) a partir das 14h será realizada a competição infantil 1 e 2 e em conjunto pré-infantil. A premiação ocorrerá as 20h15.
 
 
Clubes participantes:
A.GR TEAM-SC, AABB-RR, AABB-TIJUCA-RJ, AAGM-PR, ABGR-SC, ACE – E. M. ANNE FRANK-TO, ADAMCE-AM, ADIEE-SC, AEGYM-MA, AGIBLU-SC, AGIMAR-PR, AGIN-SC, AGIRC-SC, AGRD DE JOINVILLE-SC, AMESPORTE-MT, ASS. TRYADE-SP, C. ÁBACO-SP, C. GENTIL BITTENCOURT-PA, C. I. CONCEIÇÃO-PE, C. NORTE DE GINÁSTICA-PA, C. SÃO CARLOS-SP, C. T. EMILE PAES DE GR-AM, C.GIN.BAHIA-BA, C.J.IRACEMA ALVES-SE, C.MAUÁ-RS, C.MOVIMENTO GYM-PE, C.SPORT. SERGIPE-SE, C.T. KADOSH-BA, CASSAB-DF, CECAM-AM, CECRO-RO, CENTRO NORTE DE GINÁSTICA-PA, CER BÓCHOFILO-SP, CESMAC-AL, CETGYM-BA, CLUB SPORTIVO SERGIPE-SE, CLUBE AGIR-PR, CLUBE DE GIN. SERGYM – IBR-RR, CLUBE MAUÁ-RS, COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO-PE, COLÉGIO SÃO CARLOS-SP, COLÉGIO SUZANO-SP, CRIS VITAL-SE, DARCY RIBEIRO-RO, DESTERRO-SC, DOM BOSCO-RO, DOM PEDRO I-RO, ESTRELA DE RONDÔNIA-RO, FAE-OSASCO-SP, FANTÁSTICA-PR, FIT RITMO SPORTS-DF, G. S. E. GERALDO SANTANA-RS, GET FLEX-PR, GORBA-BA, GRÊMIO VILA OLÍMPICA-PB, GYM LIFE-CE, HAPPY GYM-RJ, IDFG-SE, IFCGYM ÁGUIAS-PE, INSTITUTO GET FLEX-PR, P. M. DE BETIM-MG, P. M. DE PINDAMONHANGABA-SP, P. M. DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP, P. M. DE UBATUBA-SP, P.M.BETIM-MG, P.M.DES. JOSÉ DOS CAMPOS-SP, S.R.MAMPITUBA-SC, SANTA MÔNICA-PR, SERC SANTA MARIA-SP, SERGYM-RR, SESI-DF, SOGIPA-RS, TUIUTI-PR.
 
Redação
 
Quinta-feira (18/10)
8h às 12h7 – Treinamento de Pódio – Individual Pré-Infantil 2 / Individual Pré-Infantil 1 / Conjunto Pré-Infantil
13h – Reunião de Arbitragem
14h às 16h – Competição Individual Pré-Infantil 2
16h15 às 18h – Competição Individual Pré-Infantil 1
18h30 às 19h45 – Competição Conjunto Infantil
20h –  Premiação – Individual Pré-Infantil 1 e 2 / Conjunto Infantil
20h30 – Congresso Técnico Categoria Juvenil e Adulto
Sexta-feira (19/10)
8h às 11h30 – Treinamento de Pódio / Individual Juvenil 2 / Individual Juvenil 1 / Conjunto Adulto
13h – Reunião de Arbitragem
14h às 16h – Competição Individual Infantil 2
16h15 às 18h – Competição Individual Infantil 1
18h45 às 20h – Competição Conjunto Pré-Infantil
20h15 – Premiação – Individual Infantil 1 e 2 / Conjunto Pré-Infantil
 
Sábado (20/10)
8h às 11h28 – Treinamento de Pódio / Adulto 2 / Adulto 1 / Conjunto Juvenil
13h – Reunião de Arbitragem
14h às 16h – Competição Individual Juvenil 2
16h15 às 18h – Competição Individual Juvenil 1
18h45 às 20h – Competição Conjunto Adulto
19h30 – Premiação – Individual Juvenil 1 e 2 / Conjunto Adulto
 
Domingo (21/10)
8h30 – Reunião de Arbitragem
9h às 10h30 – Competição Individual Adulto 2
10h45 às 12h15 – Competição Individual Adulto 1
12h30 às 13h45 – Competição Conjunto Juvenil
14h – Premiação Individual Adulto 1 e 2 / Conjunto Juvenil
Redação