Em São Bernardo, ação de alunos viabiliza compra de tablets para uso em sala de aula

A dedicação e o empenho dos alunos da EMEB Maurício Caetano de Castro II, em São Bernardo, rendeu um fruto importante: a aquisição de 22 tablets para uso em sala de aula. A compra ocorreu após uma intensa campanha de arrecadação de latinhas de alumínio, que após serem vendidas, custearam os equipamentos.
 
Ao todo foram arrecadadas 2,5 toneladas de latinhas, que possibilitaram a compra dos tablets por um valor médio de R$ 576.
 
A história começou em outubro do ano passado, quando após uma reunião do Conselho Mirim da unidade, as crianças resolveram ampliar as campanhas desenvolvidas com a comunidade do entorno da escola, localizada no bairro Alves Dias.
 
Com o apoio da Prefeitura de São Bernardo e da Secretaria de Educação e também com o auxílio da direção, os alunos conseguiram mobilizar os vizinhos da unidade e também os comerciantes, que passaram a oferecer as latinhas para a campanha.
 
A meta da EMEB é obter 30 equipamentos e como a arrecadação é constante, os alunos esperam chegar em breve à marca estabelecida.
 
Os tablets possuem conexão com a rede eletrônica do município e a aplicação de atividades é feita diretamente pelo professor, por meio de computadores instalados em salas de aula.
 
Na unidade, algumas turmas desenvolvem conteúdos educativos, ligados ao currículo, com o ensino de Ciências. Nos próximos meses, será a vez de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História.
CAMPANHAS – A primeira ação desenvolvida pelos alunos foi a arrecadação de lacres de latinhas, que possibilitou a entrega de cadeiras de rodas para entidades assistenciais. 
 
Além disso, o Conselho Mirim também se empenhou na Campanha do Agasalho 2018, que neste ano arrecadou mais de 152 mil peças.
 
O envolvimento dos alunos também ajudou na doação de livros para biblioteca escolar e na estrutura da unidade existe uma horta comunitária cuidada pelos alunos.