SBC realiza mais de 1800 atendimentos em um único dia, em prol do Novembro Azul

Da redação

A Prefeitura de São Bernardo realizou, neste sábado (11), mais uma ação em prol do “Novembro Azul”, que acompanha a saúde dos homens. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde do município abriram as portas para atender o público masculino. Foram realizados 1.853 atendimentos, entre consultas clínicas, testes rápidos de DST/AIDS e câncer de próstata, orientações sobre álcool e tabagismo, além de aferição de peso e pressão arterial.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e o Diretor do Departamento de Atenção Básica de São Bernardo, Dr. Rodolfo Strufaldi, também estiveram na UBS São Pedro e incentivaram os homens a aderirem à campanha e principalmente à prevenção do câncer de próstata.

Reforço

Além da ação deste sábado, a Policlínica Centro, localizada na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Baeta Neves, está realizando, ao logo do mês, orientações com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos aos homens. Esses pacientes também estão sendo instruídos sobre os primeiros sintomas das doenças e os homens com mais de 50 anos recebem atendimentos clínicos. Se necessário, são feitos encaminhamentos para especialistas em urologia.

A Secretaria de Saúde também irá realizar, em parceria com a Secretaria de Esportes, uma partida de futebol para conscientizar os homens. O evento acontecerá no próximo dia 25/11, no campo do Jardim do Lago, às 10h. Durante o evento, serão realizadas avaliações e orientações nutricionais, testes rápidos de DST/AIDS/hepatites virais, distribuição de camisinha, orientações sobre sexualidade, hipertensão e diabetes. Também estarão disponíveis avaliação de saúde bucal e orientações sobre o uso de álcool e tabaco.