ACIGABC completa 30 anos construindo a região

A ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) completa 30 anos de atividades ininterruptas. Sempre buscando melhorias e lutando para construir o mercado imobiliário regional, a entidade atua em defesa do fortalecimento do setor, do atendimento da demanda por habitações, para o bom desenvolvimento urbano, geração de empregos e crescimento econômico e social influenciando políticas, programas e legislações.

Histórico

Tudo começou com um grupo de construtores de São Bernardo, indignados por conta de uma mudança na lei de plano diretor e zoneamento na cidade que seria extremamente prejudicial ao setor. Após muita luta e persistência, conseguiu-se obter êxito e a lei foi revista.

O efeito dessa união e dessa integração foi tão positivo que logo surgiu a pergunta: Porque não aproveitamos toda essa mobilização e ampliamos para outros temas?

Foi daí que surgiu a ideia de se criar a então chamada Associação dos Construtores e Incorporadores de São Bernardo, com sede em uma pequena sala na Rua Basílio Machado.

Nestes 30 anos, a entidade cresceu, tomou corpo, ganhou representatividade e muita credibilidade. A entidade conta com sede própria totalmente quitada, o que foi uma enorme conquista das gestões anteriores.

Foi firmado um convenio com o Secovi (Sindicato de Habitação) em 2001 e que dura até hoje, e com isso a associação figura como uma das oito regionais dentro do Estado de São Paulo.

Com isso, a ACIGABC ampliou a base de atuação para as sete cidades do Grande ABC e incorporou também em sua base as imobiliárias e administradoras de condomínio.

Atividades

Entre as atividades exercidas pela instituição no campo corporativo estão, a integração de todos os membros da cadeia produtiva do mercado imobiliário, possibilitando a troca de informações e experiências, além de -é claro- a mobilização para debater temas relevantes para o setor; Proporcionar cursos e palestras de qualificação para os empresários e profissionais do setor, sendo o principal deles o congresso “Construindo o Grande ABC” que já está na 5ª edição e é o mais importante evento do mercado imobiliário na região.

As atividades não param por ai, entram na lista também os seguintes tópicos: Levar as demandas da região para o Secovi afim de contribuir e amplificar o debate em prol do setor nos temas mais relevantes a nível estadual e nacional; Promover o Salão de Imóveis do ABC, evento em que o público consumidor consegue ter reunidas em um único local todas as ofertas de imóveis produzidos por construtoras da região; Promover a aproximação com agentes financeiros de modo a facilitar o crédito para as nossas associadas.

Relacionamento com poder público:

Além de uma longa lista de atividades, a ACIGABC também realiza ações de relacionamento com o poder público, como participando ativamente e obtendo inúmeras conquistas em temas relevantes para o setor, ao longo desses 30 anos, como por exemplo a discussão de planos diretores, leis de uso e ocupação do solo, redução de tributos, dentre outros.

Entre as reuniões realizadas já participaram a Sra. Ministra Miriam Belchior, Prefeitos do Grande ABC, Secretários, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores, Delegados Seccionais de Polícia, Comandantes da Polícia Militar.

A instituição já participou de debates com o poder judiciário nas esferas municipais, tratando sobre temas de interesse do setor. Além, de promoverem ao longo dos anos, a oportunidade dos postulantes a cargos públicos, irem até a sede e apresentarem suas ideias, principalmente relativas ao setor.

Serviços aos associados:

Por fim, a instituição realiza serviços aos associados, como a apresentação de pesquisa imobiliária semestral sobre o comportamento do mercado em termos de lançamentos, vendas e estoque em todo o ABC, inclusive com a realização de coletivas de imprensa. Os números originados nas pesquisas servem como referência para os veículos de comunicação, para tomada de decisão dos empresários e consumidores.

Além da coletânea diária com as principais notícias do mercado imobiliário a nível nacional e serviços de consultoria técnica, jurídica e fiscal.