Início Política Brasil Alunos de São Bernardo têm aula especial no Centro de Monitoramento Integrado

Alunos de São Bernardo têm aula especial no Centro de Monitoramento Integrado


Mais do que aprender sobre o meio ambiente às margens da Represa Billings ou sobre a história de São Bernardo na Rua Marechal Deodoro, no Centro, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental agora têm uma aula especial no Centro Integrado de Monitoramento (CIM) da Guarda Civil Municipal (GCM). O espaço foi incluído no Roteiro Educador, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, e o novo roteiro foi inaugurado nesta quinta-feira (22/08), com 55 alunos da EMEB Bosko Preradovic, do Jardim Las Palmas.

“Fico muito feliz em receber os alunos das nossas escolas municipais. A ideia aqui é mostrar como a tecnologia é a nossa aliada no combate à criminalidade e também no atendimento imediato à população. Mostrar como é feito este trabalho é uma forma de dizer que estão seguros em nossa cidade”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos.

As crianças conheceram o espaço que fica dentro da Secretaria de Segurança Urbana, na região central. O Centro faz o monitoramento de segurança, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e de trânsito. Do espaço, pode ver as principais vias da cidade, que são monitoradas, bem com a própria escola. Na sequência, conheceram o funcionamento de uma Trailblazer, que compõe a frota da GCM, recentemente renovada pela gestão do prefeito Orlando Morando.

O aluno Daniel José Santana, de 10 anos, ficou encantado com tudo que viu. “Eu passava por aqui e não imaginava que eles viam toda a cidade daqui. Foi muito bom saber que desde o caminho até a escola e também dentro dela estamos todos seguros”, disse. Para a professora Marisa Aparecida Teixeira, de 35 anos, a visita ao Centro de Monitoramento Integrado foi muito interessante. “Muitas vezes não temos a dimensão de como a tecnologia contribui com a segurança”, afirmou. A docente aprovou o projeto “Roteiro Educador” como um todo. “As crianças têm a oportunidade de conhecer pontos importantes da cidade, bem como sua história. Isso faz muita diferença no aprendizado”, complementou.

ROTEIRO EDUCADOR – O Roteiro Educador tem o intuito de estimular o protagonismo infantojuvenil e a ampliação dos espaços de aprendizagem para os alunos da rede municipal, transformando a cidade em uma grande sala de aula. A iniciativa tem o objetivo de impactar os 33 mil alunos da pré-escola (Infantil V) ao 5º ano do Ensino Fundamental. A meta em 2020 é atingir todos os 82 mil estudantes, incluindo os alunos da creche à EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Entre os espaços selecionados para o roteiro estão a Chácara Silvestre, icônica propriedade do primeiro prefeito da cidade, Wallace Simonsen, e tombada pelo COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo), a Cidade da Criança, o Centro de Reflexão de Trânsito (CRT), o Parque Estoril, a Pinacoteca e a Rota São Bernardo, feito pelos alunos do 5º ano. Além do Centro Integrado de Monitoramento, este roteiro passa pela Represa Billings, Balsa João Basso, Rua Marechal Deodoro e é finalizada na Esplanada do Paço Municipal, recentemente inaugurada pela gestão do prefeito Orlando Morando.

CENTRO DE MONITORAMENTO INTEGRADO – A cidade conta com 400 câmeras, todas são móveis, com giro de 360 graus com alcance de 3 quilômetros de zoom, com imagens em HD e Full HD. Cem câmeras são fixas e foram instaladas em escolas públicas. As demais estão próximas a unidades escolares e em outras áreas de grande trânsito de veículos e de pessoas. As imagens são monitoradas 24 horas por dia, sete vezes por semana.

Deixe uma resposta