Aplicativo dará acesso imediato à previsão do tempo nos bairros do ABC

Da redação

Uma Central de Gerenciamento de Emergências (CGE) estará disponível a partir de dezembro para as cidades do Grande ABC, e será responsável, entre outros serviços, por realizar o monitoramento das condições meteorológicas na região.

O sistema irá fornecer, com antecedência, informações sobre a quantidade e intensidade das chuvas, áreas onde poderão ocorrer alagamentos, fornecendo mais agilidade ao trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Além disso, será feito monitoramento dos índices de umidade relativa do ar e, nos meses mais frios, serão divulgadas informações das baixas temperaturas, permitindo que as equipes de Saúde preparem seus funcionários para possíveis aumentos dos números de pacientes com problemas respiratórios.

A Central será instalada na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André. Com ele, as cidades da região terão protocolo único de trabalho na realização de ações de prevenção em área vulneráveis, contanto com pontos de alamento e localidades com alta concentração de unidades habitacionais em encostas, o que permitirá adoção de ação única em casos de emergências.

Para medição dos dados, serão utilizados os pluviômetros já instalados nos municípios, a fim de registrar e divulgar os dados pela região. Os equipamentos são responsáveis por realizar a medição da quantidade e da precipitação de água.

A última etapa do processo para que a Central inicie seu funcionamento está sendo realizado pelo Consórcio Intermunicipal. Na próxima semana, a entidade deverá colocar na rua o edital para contratação de empresa de meteorologia, que será a responsável pela criação da central regional de computação e divulgação de dados.

Com essa medida, o ABC passará a contar com previsão dez vezes mais precisa da fornecida atualmente, que é realizada em Brasília, em um raio de 20 quilômetros. Assim, a aferição tirada em São Caetano será a mesma para São Bernardo, diminuindo o raio para dois quilômetros e dando um número mais exato.

As cidades irão disponibilizar, em caráter de revezamento, técnicos da Defesa Civil para monitoramento do sistema.

Aplicativo sobre previsão do tempo

Além dessa novidade, há a expectativa de um aplicativo de celular que possibilitará acesso imediato à previsão do tempo. Assim, os moradores da região poderão ter acesso a informações em tempo real sobre possível tempestade em seu bairro, podendo, também, colaborar com as informações da ferramenta.

O serviço tornará também disponível alternativa para que motoristas cheguem a seus destinos por meio de rotas com menores fluxos de veículos e evitando pontos de alagamento.

Para aqueles que moram em área de risco e não contam com celular smartphone, o Consórcio criará lista de moradores que serão acionados pelas equipes da Defesa Civil de suas cidades.