Aprenda a fazer um maravilhoso molho branco em apenas seis passos

O molho bechamel, o popular molho branco, é delicioso, versátil, clássico, ótima base para todo tipo de receita.  

1. Atenção aos equipamentos

Use uma panela adequada, com fundo duplo ou triplo, e nunca de alumínio. O sucesso depende do controle do calor, pois em excesso ele queima os ingredientes e ajuda a empelotar o molho. 

2. Use um batedor de claras ou colher de silicone

O “roux” é a mistura de farinha de trigo e manteiga cozidos que é a “alma” do molho branco. Para que tudo dê certo, você precisa prestar atenção na hora do preparo – são só alguns minutos para misturar os dois ingrediente na panela mas você precisa mexer o tempo todo para que nada grude no fundo. Um batedor de claras ou uma colher de silicone pode ser seu melhor amigo nessas horas

3. Controle a temperatura

Se você tem um “roux” quente, acrescente leite frio na panela – ou se está frio, aqueça o leite antes.

 

4. Misture sempre

Você vai precisar misturar tudo enquanto acrescenta, aos poucos o leite na panela. A consistência do molho depende, entre outras coisas da quantidade de líquido. Lembre-se o molho vai seguir cozinhando depois que você acrescentar o leite – ficará mais grosso. 

5. Empelotou? Use uma peneira!

Se, ainda assim, os grumos aparecem, a receita não está perdida! Passe tudo por tudo em uma peneira e depois coloque de volta na panela

6. Experimente variações

A base do bechamel  pode render vários outros molhos acrescentando ingredientes como: queijo meia cura, gorgonzola ou parmesão, mostarda Dijon, suco de limão, ervas secas ou curry.