Você sabia que a Carteira de Habilitação Especial permite isenção na compra de veículos?

Da redação

Você sabia que a condição de deficiente físico permite isenções de tributos na compra de veículos? Com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Especial em mãos, o condutor pode requerer em uma clínica credenciada autorizada a realizar o exame médico, a emissão de um laudo para isenção e na Delegacia da Receita Federal uma certidão negativa de tributos e contribuições federais.

Para mais informações, o interessado deve procurar a delegacia da receita federal e a Secretaria da Fazenda.

Além de um setor que cuida exclusivamente da Carteira Especial de Habilitação, o DETRAN-SP possui instalações adaptadas para proporcionar atendimento eficiente às pessoas com deficiência.

Para requerer a CNH Especial é necessário ter 18 anos completos, ser alfabetizado, apresentar original e cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência e uma foto 3×4 colorida com fundo branco. A única diferença em relação à obtenção da carteira de habilitação normal é uma junta de médicos que examinam a extensão da deficiência e desenvoltura do candidato.

Providenciados os documentos necessários, o solicitante deve procurar uma clínica credenciada e autorizada a realizar o exame médico e psicotécnico especial para deficientes. De posse do resultado do exame médico, basta fazer a matrícula em um CFC (Centro de Formação de Condutores) credenciado e realizar o exame teórico no Detran.

Para a realização do exame prático, o interessado deve procurar uma autoescola ou CFC que possua veículo adaptado para o tipo de deficiência constatada. Nessa fase do processo, o candidato recebe orientação e treinamento adequados.