badminton de São Bernardo luta pelo bicampeonato nos Jogos Abertos

O badminton estreou como modalidade oficial na última edição dos Jogos Abertos do Interior, realizado de forma compartilhada pelos municípios do Grande ABC em 2017. Jogar perto da torcida fez muita diferença para o time, que conquistou o primeiro título da 1ª divisão masculina até 20 anos, em casa. Agora, a equipe busca o bicampeonato nos Abertos de São Carlos, realizado de hoje (14/11) até o dia 24 deste mês.

Em São Bernardo, o badminton também é sinônimo de inclusão. A equipe que está em São Carlos conta com três atletas surdos. Duas delas – Geisa Oliveira e Bruna Firmino – defenderam a Seleção Brasileira na Surdolimpíadas, que ocorreu na Turquia. Outro integrante do time é Cauã Tadeu, atleta que também foi revelado na EMEBE Neusa Bassetto, primeira escola municipal bilíngue (português e Libras) em tempo integral no Estado de São Paulo, que também conta com um centro de treinamento voltado à prática do badminton.

Além de Cauã, o time masculino conta com Gabriel Morales, Gabriel Ramos, Marcus Oliani e Gabriel Gomes. Embora tenha sido inscrito na competição, Vinícius Gori, atual campeão paulista, não entrou em ação por causa de uma lesão no joelho. Mas o atleta está com a delegação em São Carlos para incentivar a equipe. O time feminino conta, além de Geisa e Bruna, com Manoela Gori, Thalia Vasques, Raíssa Lima e Bárbara Saito. No primeiro dia de disputas, o time masculino venceu Bauru por 3 a 0, enquanto o feminino foi superado por Mococa por 2 a 1.

CONFIRA OS DEMAIS RESULTADOS DO DIA

O basquete feminino venceu Sorocaba por 83 a 28 pela disputa da 1ª divisão até 20 anos. Os destaques da partida foram a ala-pivô Ana Julia dos Santos e Milena de Sousa Rodrigues. Ana Julia, com 14 pontos e 7 rebotes, e Milena com 23 rebotes, sendo 14 defensivos e 10 pontos de ataque. O próximo jogo será nesta quinta-feira (15) contra a equipe de Andradina, às 16h, no Ginásio do Sesi.

No vôlei de praia da 1ª Divisão Livre, São Bernardo ganhou no feminino e foi derrotado no masculino. A dupla formada por Amanda Cristina da Silva Maltez, de 29 anos, e Flávia Moura Santos Cezar, 29 anos, venceu por 2 sets a 0 a equipe de Martinópolis (18/10, 18/6). Já a dupla Rhonney de Oliveira, 33 anos, e Leonardo Victor Ferreira, de 29 anos, perdeu por 2 sets a 0 para São Joaquim da Barra (18/16, 18/15). As equipes voltam às quadras nesta quinta-feira (15). A dupla feminina enfrenta Caraguatatuba, às 8h, e o masculino enfrenta Araçatuba às 10h30. No tênis de mesa, as equipes de São Bernardo estrearam com derrota na 1ª Divisão Livre. No feminino, perderam para São José dos Campos, por 3 a 0 e, no masculino, também foram derrotados por Piraju por 3 a 1.