Banco de Alimentos é reaberto em Santo André

Da redação

Foto: Ricardo Trida/PSA

O Banco de Alimentos de Santo André foi reaberto na tarde da última quarta-feira (19). A cerimônia aconteceu na sede da instituição, dentro da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e contou com a presença do prefeito Paulo Serra, da primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, do vice-prefeito Luiz Zacarias, do secretário de Inclusão e Assistência Social Marcelo Delsir, entre outros membros da administração. As atividades do Banco haviam sido encerradas no final do ano passado.

O Programa Municipal Banco de Alimentos de Santo André, criado em novembro de 2000, é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André que permite à população em alta vulnerabilidade o acesso a alimentos de qualidade, assegurando uma nutrição saudável a todos os beneficiários, além de reduzir perdas e desperdícios de alimentos não comercializados, mas ainda próprios para o consumo.

A instituição realiza coleta, distribuição e recondicionamento de alimentos sólidos ou líquidos doados por estabelecimentos comerciais e industriais ligados à venda no atacado ou varejo, como também de outros colaboradores em geral.

Os alimentos arrecadados são recebidos, triados, processados e se destinarão prioritariamente a entidades cadastradas nos Conselhos Municipais que produzam alimentação diária, famílias atendidas pelos Programas de Saúde do Município e entidades socioassistenciais previamente cadastradas, que trabalham com distribuição de cestas alimentares para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para garantir a destinação correta dos alimentos recebidos pelo Banco de Alimentos foram realizadas visitas de uma assistente social e de uma nutricionista do Banco de Alimentos a 68 entidades socioassistenciais do município. As profissionais avaliaram as instituições, seus beneficiários e realizaram novo cadastramento.