Início Cidades BLH do Hospital da Mulher recebe certificado ibero-americano “ouro”

BLH do Hospital da Mulher recebe certificado ibero-americano “ouro”

Da redação

Foto: Divulgação/PSA

O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, recebeu o certificado de credenciamento “padrão ouro” do Programa Ibero-americano de Banco de Leite Humano. Trata-se de iniciativa cujo objetivo é garantir o funcionamento das unidades dentro de elevados padrões de qualidade previamente normatizados.

O BLH do Hospital da Mulher foi criado há 8 anos. Além da coleta, o local realiza o processamento e armazenamento do leite, assim como apoio, promoção e incentivo ao aleitamento materno e ações de conscientização junto à comunidade sobre a importância da doação.

O leite humano ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês, além de contribuir na redução da mortalidade infantil. O alimento é oferecido aos bebês com risco extremo, prematuros com baixo peso, com problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo não pode ser amamentada pela mãe.

A maioria das mães produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite sem que isso traga algum tipo de prejuízo ao filho. Para fazer a doação, as mães devem atestar saúde plena, preencher um cadastro de doadoras, não fumar mais que 10 cigarros por dia, não ingerir bebida alcoólica, não tomar nenhum medicamento que não seja compatível com a amamentação, realizar exames bioquímicos e passar por avaliação clínica.

Quando o leite humano chega ao banco, passa por rigoroso controle de qualidade. O primeiro passo é a seleção e classificação desse leite, logo após passa pelo processo de pasteurização, que inativa bactérias e vírus. Depois disso, o alimento é submetido a teste de controle microbiológico, que checa a efetividade da pasteurização. Em seguida é armazenado em temperatura – 18 C°, onde tem validade de até 6 meses. Somente após aprovação nessa última fase o leite é liberado para ofertar aos bebês da UTI Neonatal.