Boa alimentação é fundamental antes de treino

Da redação

Alimentação pré-treino influencia no resultado das atividades físicas.
Alimentação pré-treino influencia no resultado das atividades físicas.

O mito de que comer menos, ou até privar-se de determinados alimentos, leva à perda de peso de forma mais rápida é o que vem atraindo milhares adeptos a prática chamada de AEJ (Aeróbico em jejum). Porém, é de conhecimento de muitas pessoas que a principal fonte de energia do organismo vem dos alimentos.

A prática acima mencionada consiste em realizar exercícios aeróbicos logo pela manhã, ainda em jejum noturno, a fim de acelerar a queima de gordura. Com isso, o corpo pularia a etapa de consumir o glicogênio – obtido por meio dos carboidratos. Então, supostamente, indo direto ao treino o organismo queimaria o estoque de gordura, facilitando o emagrecimento.

Mas o que poucos sabem é que esse hábito pode levar ao catabolismo muscular – quando os músculos são queimados para ofertar energia ao organismo.  Com isso o indivíduo teria seu desempenho limitado, e, uma vez que aumentasse a intensidade do seu treino sem o devido suporte de nutrientes, poderia levar à episódios de hipoglicemia, tonturas e desmaios.