Brasil não ganhava o ouro no atletismo desde os Jogos Olímpicos de 2008

Da redação

Foto: AthleticsWeekly
Foto: AthleticsWeekly

Thiago Braz de apenas 22 anos saltou em direção à glória, ao alcançar os 6,03 metros no salto com vara. O atleta de apenas 22 anos conquistou o segundo ouro olímpico do Brasil nestes Jogos.

O Brasil não chegava ao pódio no atletismo desde o ouro de Maurren Maggi no salto em distância, em Pequim-2008. O dia 15 de agosto foi completo para o Brasil. Bronze com Poliana Okimoto da maratona aquática e  prata com o ginasta Arthur Zanetti nas argolas.

Nem as chuvas que caíram sobre o Engenhão atrapalharam o jovem campeão. Thiago jamais havia passado dos 5,93m, marca que o francês Renaud Lavillenie passou, atingindo 5,98. Com 5,93 o Brasil já tinha a prata, mas Thiago decidiu subir o sarrafo e saltou 6,03 , marca nunca alcançada na história dos Jogos Olímpicos.

Joaquim Carvalho Cruz foi o último brasileiro ao conquistar o ouro olímpico no atletismo, ao vencer os 800 metros em Los Angeles 1984. Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo em Helsinque 1952 e Melbourne 1956 foi o outro atleta a atingir o feito.