Briga pela Câmara já tem 14 candidatos; eleição acontece hoje

Da redação

cunha-entrevista-escolha-do-relatorA Câmara dos Deputados define hoje (13), a partir das 16h, o nome do novo presidente da Casa após a renúncia do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Até o momento, 14 deputados oficializaram candidaturas para o mandato de até fevereiro do ano que vem. Além de comandar a Casa, quem vencer a disputa será o segundo na linha sucessória do país, caso o Senado confirme o impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff.

Novas candidaturas podem ser feitas até o meio dia desta quarta-feira. A eleição acontece por meio de urnas eletrônicas e o voto será secreto, conforme prevê o regimento interno da Casa. A ordem dos candidatos na votação e a dos discursos será definida por meio de sorteio. Cada candidato terá dez minutos para apresentar suas plataformas e pedir o voto dos colegas.

Para ser eleito, o deputado precisará da maioria absoluta, o que corresponde a 257 votos. Se ninguém conseguir o número, acontece segundo turno. Se houver empate nos dois turnos, a eleição é decidida a partir de: maior número de mandatos e parlamentar mais idoso.