Início Estilo de Vida Você sabia que bulimía pode danificar os dentes?

Você sabia que bulimía pode danificar os dentes?

Da redação

Foto: Reprodução/Internet

A bulimia é um transtorno alimentar que leva o paciente a sentir uma compulsão por ingerir grandes quantidades de alimento e, a seguir, adotar métodos para evitar o consequente ganho de peso.  O dentista é um dos primeiros profissionais a identificar os transtornos alimentares devido ao surgimento de efeitos colaterais na boca, como o desgaste do esmalte do dente.

O quadro de boca seca também pode ser um efeito colateral causado por medicamentos antidepressivos, que podem ser receitados para pacientes bulímicos ou com outras doenças psíquicas em tratamento. O bulímico come muito rápido e em grande quantidade, principalmente, alimentos ricos em carboidratos, que tem maior potencial cariogênico.

Quando o paciente força o vômito, o alimento junto com os ácidos do estômago, passam pelos dentes, afetando também o esmalte. O quebra-cabeça da bulimia é composto por uma análise multidisciplinar – nutricionista, clínico geral, psicólogos, etc. Os sintomas atribuídos à bulimia também podem ocorrer em pacientes com casos severos de refluxo.

O bruxismo ou o briquismo podem ser corrigidos por meio do uso de placa de mordida ou de toxina botulínica  para reduzir a tensão muscular. Quanto aos efeitos negativos decorrente dos vômitos, é recomendado que o paciente realize um bochecho com água e bicarbonato após cada episódio e que aguarde vinte minutos para realizar a escovação.

*Informações IG