Calçada dá lugar à ciclofaixa em Sto. André

13516432_1031234053609290_7847067721567989808_n (2)
Prefeitura transformou calçada em ciclofaixa no trecho que liga o Parque do Pedroso a Estação Celso Daniel

Da redação

Há dois dias, o Portal da TV Mais recebeu reclamação de uma moradora de Santo André sobre o trecho da rua Siqueira Campos – aproximadamente quatro quilometros de extensão, que liga o Parque do Pedroso (zona sul) ao Centro da cidade.

A prefeitura decidiu transformar a calçada de pedestres em ciclofaixa. Segundo o diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego de Santo André, Epeus Monteiro, o trecho da calçada que beira a estação ferroviária não era usado pelos pedestres, que optavam por transitar no lado oposto da calçada onde há comércios.

“Estamos otimizando o espaço que temos na cidade e fazendo adaptações. Antes da ciclofaixa o ciclista andava no meio da rua. Não estamos reduzindo o espaço do pedestre, aquele trecho já não era usado, por tratar-se de uma ‘parede cega’. Portanto essa mudança não causa nenhum prejuízo ao pedestre”, explicou Monteiro. De acordo com o diretor, cerca de 3 mil pessoas transitam diariamente pelo local.

O processo de implantação de ciclofaixas pela cidade começou a ser desenvolvido pela Prefeitura de Santo André há três anos.