Início Cidades Caminhada marca Dia Mundial da Consciência Autista em Santo André

Caminhada marca Dia Mundial da Consciência Autista em Santo André

Da redação

A Prefeitura de Santo André promoveu no último domingo (2) a primeira edição da Caminhada do Dia Mundial da Consciência Autista, que percorreu ruas do centro da cidade. O evento faz parte da programação do aniversário de 464 anos do município e atraiu pais, crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, além de representantes de diversas secretarias da administração.

A concentração ocorreu em frente à Estação Prefeito Celso Daniel da CPTM. A caminhada teve início por volta das 11h e terminou no estacionamento do Paço Municipal, onde balões foram soltos para marcar o término do evento. O Dia Mundial da Consciência Autista é lembrado em todo o planeta no dia 2 de abril.

Diversos programas da Prefeitura atendem pessoas com autismo, entre outras deficiências intelectuais ou físicas. O principal equipamento para atendimento do Transtorno do Espectro Autista é o CAPS Infantil, localizado na Vila Guiomar. Atualmente estão em acompanhamento aproximadamente 50 crianças e adolescentes na faixa etária entre 2 anos e meio e 13 anos.

Na rede municipal de ensino de Santo André estão matriculados em sala de aula 191 alunos com Transtorno do Espectro Autista, de um total de 970 alunos com deficiência. Os profissionais que atendem esses alunos são chamados de Agente de Inclusão Escolar ou Estagiária de Pedagogia. No entanto, nem todos os alunos com autismo necessitam do auxílio desses profissionais, dependendo do grau do transtorno.