Câncer: Testes da pílula em humanos começam hoje em São Paulo

Da redação

fosfoetanolaminaA pesquisa que será levada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) começa hoje (25). Os testes têm como objetivo ver os efeitos da fosfoetanolamina sintética no que diz respeito à eficácia no combate ao câncer.

A partir da iniciativa do governo de São Paulo, esta é a primeira vez na história que a fosfoetanolamina sintética será testada em humanos. As cápsulas para a pesquisa foram fornecidas pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) e o começo dos testes em humanos será liberado depois que a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde aprovar.

A pesquisa será dividida em etapas. Depois da conclusão da primeira, se não houverem efeitos colaterais graves, a pesquisa continuará.

No Estágio 1, serão colocados mais 21 pacientes para cada um dos 10 grupos de tumor: cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto (intestino), colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado.

Se forem observados sinais satisfatórios, a previsão é de que novos pacientes sejam colocados, até chegar em 100 para cada tipo de câncer.