Início Cidades CDHU zera juros no financiamento da casa própria

CDHU zera juros no financiamento da casa própria

Financiamento de imóveis da companhia terá isenção total da taxa para famílias com renda mensal de até 5 salários mínimos

Mudança começa a valer nesta semana (Foto: Reprodução)

A Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo zerou a taxa de juros dos novos contratos de financiamentos de casas a apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A mudança começa a valer a partir de 2 de março, e todos os novos financiamentos ou renegociações de dívidas já estarão nas novas regras. 

Os novos empréstimos da CDHU terão taxa zero, com o principal da dívida sendo corrigido apenas pelo IPCA. Além disso, o valor da parcela não poderá ultrapassar 20% da renda familiar. As mudanças permitirão que a parcela paga pelo mutuário seja fixa, com o subsídio distribuído de forma igual entre as prestações. As novas regras valem para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos e o prazo máximo de quitação do empréstimo permanece em 30 anos.

No site www.cdhu.sp.gov.br é possível acompanhar os locais onde há inscrições abertas. Atualmente, a taxa é de 7% ao ano. Outra mudança será a fixação de 20% como limite de comprometimento da renda familiar durante o contrato de financiamento. Essa modificação permitirá às famílias beneficiadas planejar com maior segurança e previsibilidade o pagamento efetivo das mensalidades cobradas, que passarão a ter um valor fixo ao longo da vigência dos 30 anos de contrato, acrescidas apenas da correção monetária.

Nos contratos atuais, o comprometimento inicial varia de 15% a 30% dos ganhos familiares. Com o passar dos anos, porém, esse percentual de comprometimento pode sofrer acréscimos reais ao longo do financiamento em função da redução gradual dos subsídios ofertados pela CDHU.

VOTE NA ENQUETE DA TV+ABC CLICANDO AQUI

Deixe uma resposta