Início Economia Doméstica Educação Centro Paula Souza e Microsoft abrem inscrições para 1,2 mil vagas gratuitas...

Centro Paula Souza e Microsoft abrem inscrições para 1,2 mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia

Inscrições devem ser feitas até 7 de maio e candidato pode optar pelo exame de seleção no dia 8 ou 9 | Imagem: Divulgação

Pelo Programa Minha Chance, trilhas abordam computação em nuvem e inteligência artificial; público-alvo são jovens de Etecs, Fatecs e comunidade

Com o objetivo de oferecer capacitação profissional e impulsionar a geração de emprego em tecnologia, a Microsoft une-se ao Programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza (CPS). A iniciativa oferece 1,2 mil vagas gratuitas em trilhas de ensino Fundamentos do Microsoft Computação em Nuvem (AZ-900) e Fundamentos de Inteligência Artificial (AI-900). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 7 de maio pelo endereço bit.ly/MicrosoftMinhaChanceENTER.

O programa destinará mil vagas para estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e 200 para jovens da comunidade em geral.

A seleção será feita por meio de uma prova online, em que os candidatos poderão optar pelos dias 8 ou 9 de maio.

As aulas serão orientadas por especialistas de mercado e professores do CPS, certificados pela Microsoft. A capacitação ocorrerá em formato virtual, por meio da plataforma de aprendizagem Microsoft Learn, customizada para o CPS, com um roteiro de conteúdos das tecnologias de computação em nuvem e inteligência artificial.

As trilhas de aprendizado estão programadas para o período entre 15 de maio e 19 de junho. A carga horária é de 36 horas de conteúdo técnico e mais quatro horas de conceitos relacionados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais. Ao final da capacitação, os 200 melhores participantes receberão, gratuitamente, vouchers para exames de certificações da Microsoft em AZ-900 e AI-900.

Parceria estratégica

O anúncio foi feito com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; da vice-diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Emilena Lorenzon Bianco; da vice-presidente para Setor Público, Educação e Saúde na Microsoft Brasil, Alessandra Karine; do vice-presidente de Soluções na Microsoft Brasil e ex-aluno do CPS, Christiano Faig e do executivo de contas para Educação na Microsoft Brasil, Fernando Cruz.

“Os alunos terão acesso a um ensino de qualidade e conectado ao mundo do trabalho, que vai prepará-los para as transformações digitais que estamos vivendo e para o futuro que já chegou. A pandemia acelerou a adoção de novas tecnologias em uma velocidade sem precedentes. Com essa parceria, vamos proporcionar aos nossos jovens o acesso a oportunidades de emprego, empreendedorismo e renda, além da chance de construírem uma carreira promissora na área de tecnologia”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

“O mundo está vivendo uma revolução digital que demanda cada vez mais profissionais talentosos e altamente capacitados. A parceria com a Microsoft será uma ótima oportunidade para os jovens aperfeiçoarem seus conhecimentos e terem contato com o que existe de mais avançado em matéria de tecnologia e inovação”, afirma a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

“Cada pessoa é capaz de fazer coisas memoráveis quando a tecnologia está ao seu alcance. Na Microsoft acreditamos que a tecnologia tem o potencial de ajudar positivamente a transformar a sociedade em que vivemos, por isso queremos tornar a qualificação acessível a todos e preparar nossos estudantes para as oportunidades do futuro”, ressalta a diretora de Educação da Microsoft Brasil, Vera Cabral.

Minha Chance

O Programa Minha Chance é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da SDE e do CPS, que visa capacitar estudantes de Etecs e Fatecs, além da comunidade, em colaboração com a iniciativa privada. O objetivo é estimular a geração de emprego e renda. Os cursos são elaborados em parceria com as empresas e o setor produtivo tem a vantagem de direcionar as vagas a profissionais com boa formação. As empresas interessadas podem se cadastrar pelo site minhachance.sp.gov.br.

ABCD REAL

Deixe uma resposta