Cheirar chocolate vira tendência em festas

_90462149__90445976_chocolateshooter-1Da redação

Morder um chocolate é capaz de levantar o ânimo de muita gente. Uma nova moda na Europa, no entanto, subverte essa ideia: alguns estão optando por aspirar o alimento em vez de devorá-lo.

O pó de cacau se transformou em uma alternativa que muitos dizem ser “saudável” para quem deseja ir para a balada sem tomar drogas.

O uso vem aumentando em eventos alternativos europeus, em meio a preocupações sobre possíveis efeitos tóxicos.

A moda nasceu de uma ideia de um dos principais chocolatiers do mundo, o belga Dominique Persoone.

Em 2007, ele criou um dispositivo para cheirar chocolate em pó, da mesma forma que drogas como cocaína são aspiradas.

A empresa de Persoone, a Chocolate Line, afirma já ter vendido 25 mil unidades do dispositivo.

Cada “máquina de cheirar chocolate” vem com uma mistura para o consumidor aspirar. Persoone afirma que só conseguiu chegar à mistura certa após várias tentativas.

O chocolatier começou provando o cacau puro, mas percebeu que não era suficientemente forte. Então misturou o pó de cacau com pimenta malagueta, mas a mistura era dolorosa demais para se aspirar.

Finalmente ele conseguiu chegar ao que considerou a “mistura ideal”: pó de cacau com hortelã e gengibre, colocado em um dispositivo com uma espécie de “lançador” em formato de colher que, acionado, dispara o pó para a narina.

“O hortelã e o gengibre ativam seu nariz. Daí o sabor deles diminui e o chocolate fica no cérebro”, costuma dizer Persoone.

O cacau provoca uma injeção de endorfinas no sistema circulatório, o que pode resultar em euforia.

Também tem doses altas de magnésio, o que relaxa os músculos, e de flavonoides, que melhoram a circulação e a função cognitiva, segundo estudo publicado pela Revista Americana de Nutrição Clínica.

Outro estudo, de abril de 2016, sugere que o chocolate amargo melhora o rendimento durante o exercício por deixar as pessoas mais rápidas e eficazes na realização de uma tarefa física.

No entanto, fica a dúvida: é perigoso aspirar o cacau? A pergunta ainda é difícil de ser respondida, já que não há registros de risco ou vício em pó de cacau.

Mas isso não quer dizer que o pó de cacau seja totalmente inofensivo. E cheirar o chocolate tem um efeito muito mais imediato que comer. E isso sem levar em conta que o chocolate foi criado para ser comido, e não para ser aspirado.

 

A tendência de cheirar chocolate começou a aparecer em algumas festas alternativas da Alemanha e do norte da Europa. Há informações de que a tendência já tenha atravessado o oceano Atlântico até os Estados Unidos.