Início Política ABC Ciclofaixas serão suspensas por até 60 dias em Santo André

Ciclofaixas serão suspensas por até 60 dias em Santo André

Da redação

Foto: Divulgação/ PSA

O prefeito Paulo Serra anunciou na tarde da última sexta-feira (20), a suspensão por até 60 dias das ciclofaixas de lazer, que funcionam aos domingos. A medida se faz necessária para reavaliar o projeto inicial, implementado em 2014, para diminuir os custos do contrato, rever o percurso e tratar de parcerias com empresas privadas para viabilizar patrocínio. A medida passará a valer no dia 29 de janeiro.

Dentro deste período de até dois meses, a administração realizará um estudo específico para apresentar à cidade uma política cicloviária, buscando ações que visem o aumento no número de participantes. A média, de acordo com o Departamento de Engenharia de Tráfego é de 4,5 mil ciclistas por domingo.

O custo, anteriormente pago com recursos do Fundo Municipal de Trânsito, teve alteração desde dezembro, onde se expandiu a utilização deste recurso para outras áreas da cidade, como manutenção, serviços de poda, capina e roçagem. O contrato das ciclofaixas firmado em 2014 previa 42 operações ao ano, com custo de R$ 80 mil por domingo. Dentro deste mesmo contrato foram realizados ajustes no ano passado, com diminuição do percurso e alteração do horário de funcionamento, o que também justificou a medida tomada pela Prefeitura.