Cidades do ABC reforçam ações de combate à Dengue

Da redação

O verão está se aproximando e, com ele, vem à tona a preocupação com a presença do mosquito Aedes aegypti e as doenças que o inseto transmite: dengue, zika e chikungunya. As equipes das prefeituras do ABC reforçam as ações realizadas ao longo do ano para combate ao transmissor, visando reduzir ainda mais o número de casos autóctones de dengue.

Em Santo André, mutirões de combate ao mosquito estão previstos para acontecer a partir da chegada do verão. A Prefeitura destaca também as ações realizadas de forma contínua, como visitas casa a casa, ações educativas, banners, panfletos, bloqueios de criadouros e nebulização, quando necessário.

Em São Bernardo, novas ações de conscientização estão previstas para serem iniciadas, porém ainda não foram informadas quais serão essas medidas.

São Caetano destacou que a Secretaria de Saúde assinou, junto à Pasta estadual da área, um termo de adesão ao programa Todos Juntos Contra o Aedes aegypti, realizando mutirões em alguns sábados, atividades que vêm ocorrendo desde outubro e se estenderão por todo o mês.

Já Diadema começou a fortalecer seus trabalhos no fim do mês passado com mutirões de visita às casas. Os próximos serão realizados amanhã (11) e no dia 25.

Mauá intensificará a atenção em áreas de maior infestação, determinadas a partir das ADLs (Avaliações de Densidade Larvária). No último mês, os maiores índices foram no território 3 (Jardim Zaíra 2 e 3 e Jardim Macuco) e no 5 (bairros Feital, São João, Santista, Kennedy, Núcleo Cincinato Braga e Jardim Miranda).

Em Ribeirão Pires, o Centro de Controle de Zoonoses acompanha pontos estratéficos, como ferros-velho e pátio de veículos, monitorando se há ou não infestações.