CNH Digital passa a valer para o Brasil inteiro

Na ultima sexta-feira 27 de abril a CNH digital passou a valer para todo o Brasil. O fato ocorreu após a adesão do Detran-RJ ao sistema virtual da carteira de habilitação, que passa a ser o primeiro documento de identificação eletrônico no país. Os demais departamentos estaduais de trânsito já tinham adotado a CNH Digital, o que deveria ser feito por todos até 1º de julho deste ano.

A carteira de motorista eletrônica, quando ativada, é acessada pelo aplicativo CNH Digital, disponível gratuitamente para Android e IOS. Segundo o Serpro, desenvolvedor do app em conjunto com o Denatran, mais de 110 mil motoristas já possuem a tecnologia

Como ativar CNH Digital

O documento virtual só pode ser feito por quem teve a carteira emitida a partir de maio de 2017, data em que o QR Code utilizado pelo app passou a ser impresso na parte interna da versão em papel. Quem tem a carteira antiga precisa solicitar uma segunda via caso queira fazer a CNH Digital, de uso opcional.

Após gerar um documento pelo aplicativo, o motorista deve ir ao posto do Detran para confirmar os dados pessoais, etapa obrigatória apenas para quem não tem o certificado digital. Em seguida, é preciso acessar o Portal CNH (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), entrar no menu de cadastro e preencher os dados requeridos.

TechTudo