Coleta de lixo em Santo André começa a ser normalizada

A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), começou a normalizar a coleta de resíduos na cidade, que estava funcionando com atendimento reduzido por conta da greve dos caminhoneiros.

Na terça-feira (29), a administração ampliou a quantidade de caminhões de coleta, que passaram para 51, o que representa 30% a mais em relação aos 39 veículos que recolhem o lixo em dias normais. A medida faz parte do esforço feito pela administração para garantir que os serviços públicos não sejam prejudicados pela paralisação.

O Semasa tem a expectativa de também realizar o recolhimento normal dos resíduos na quarta-feira e na quinta-feira e espera a normalização do fornecimento de combustível para definir se será possível normalizar o serviço na sexta-feira. Nesta semana, o Semasa também suspendeu a coleta dos resíduos secos e pede a compreensão dos moradores para que, dentro do possível, não depositem nas ruas tais materiais, esperando a normalização do fornecimento de combustível.

A autarquia informa que os moradores podem levar seus resíduos secos para uma das estações de coleta da cidade, que permanecerão abertas normalmente até o seu limite de capacidade. As estações Caminho do Pilar, Carnaúba, Camilópolis, Cerquilho e Santo Expedito, que estavam fechadas na segunda-feira (28) por terem atingido tal capacidade, já foram reabertas na terça-feira.

A coleta em hospitais, postos de saúde, feiras livres e de animais mortos, bem como o serviço de varrição, estão normais.