Com caminhada, Consórcio encerra campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

Da redação

Uma em cada três mulheres sofreu algum tipo de violência em 2016, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha em março deste ano. Além disso, de acordo com o mesmo levantamento, em 61% dos casos o agressor é conhecido. Pensando em sensibilizar homens no combate à violência contra a mulher, membros do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizaram na quinta-feira (14) uma caminhada de conscientização.

Com faixas e banners para sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, o grupo conversou com a população que transitava pela rua Coronel Oliveira Lima, no centro de Santo André, e realizou a entrega de folders e laços brancos.

A ação encerrou a Campanha Regional do Laço Branco no ABC, uma iniciativa internacional que tem como objetivo conscientizar homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher e pela superação das desigualdades entre gêneros.

A Campanha do Laço Branco foi lançada por um grupo de homens no Canadá, em repúdio à violência contra as mulheres. A iniciativa ocorreu após um homem de 25 anos invadir uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal e atirar em 14 mulheres, suicidando-se em seguida. Esse crime de ódio mobilizou a opinião pública de todo o país e do mundo, despertando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada pelo desequilíbrio social.