Da redação
Um sistema disponibilizado em aplicativo de celular torna mais ágil o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e está disponível, gratuitamente, para todas as prefeituras municipais. O sistema foi desenvolvido em parceria por pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; pela empresa nascente Lemobs, da Incubadora de Empresas da Coppe; e pelo Ministério do Planejamento.
- Últimas notícias
- Bandeiras tarifárias terão novos valores
- Fevereiro já bate recorde de calor
- Vereadores aprovam multa para pichadores na capital paulista
O sistema foi divulgado inicialmente para os servidores da administração pública federal. Dezesseis mil servidores foram selecionados e treinados para identificar onde existem possíveis focos do mosquito, bem como tomar medidas para a limpeza desses focos. Atualmente, em torno de mil usuários de 300 órgãos usam essa ferramenta e são responsáveis pelo lançamento de tais informações, Entre esses órgãos, estão a Caixa Econômica Federal e o próprio Ministério do Planejamento.
Embora o aplicativo móvel possa ser usado por qualquer pessoa, não há intenção de estender seu uso para cidadãos comuns, porque uma das premissas básicas do sistema é a confiabilidade da informação.
*Informações Agência Brasil