Início Estilo de Vida Confira alguns mitos e verdades sobre o anticoncepcional

Confira alguns mitos e verdades sobre o anticoncepcional

Da redação

A pílula anticoncepcional vem causando muitas dúvidas nas consumidoras. O remédio pode estar em forma de pílulas para uso oral, anel vaginal, injeções ou adesivos. Todos os métodos servem como solução para evitar a gravidez indesejada, e outros benefícios podem ser associados a seu uso, como controle de algumas doenças, desde que sigam orientação profissional adequada. Confira alguns mitos e verdades sobre o assunto:

Pílula anticoncepcional engorda?

MITO – A Pílula diretamente não engorda, mas pode aumentar a vontade por carboidratos e reter líquido, porém existem pílulas com progesteronas específicas, que diminuem a retenção hídrica.

Pílula anticoncepcional dá celulite?

VERDADE – A pílula pode causar retenção de liquido, e em mulheres com tendência a ter celulite, com má alimentação e sedentárias, essa tendência pode ser potencializada.

Pílula anticoncepcional aumenta os seios?

MITO- O que pode acontecer é uma retenção de liquido, que leva ao inchaço nas mamas.

Pílula anticoncepcional melhora a pele?

VERDADE- Os hormônios das pílulas ajudam a reduzir a oleosidade da pele, a acne e até a grande quantidade de pêlos, devido ao controle dos níveis de androgênios.

Pílula anticoncepcional dá trombose?

VERDADE- Isso depende do anticoncepcional e da genética da mulher. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados.

Pílula anticoncepcional: antibiótico corta o efeito?

VERDADE- A interação da pílula anticoncepcional com o antibiótico pode cortar ou reduzir o efeito da pílula. Isso acontece porque o antibiótico compete com a pílula no metabolismo do fígado, saindo ambos prejudicados.

Pílula anticoncepcional: Existe uma idade certa para o início?

MITO – Não existe uma idade ideal para começar a usar a pílula. A partir de alguns ciclos após a menarca, já se pode fazer o uso, desde que haja clara indicação para tal.

Pílula anticoncepcional pode deixar a mulher infértil?

MITO- O anticoncepcional não interfere na fertilidade, já que quando a mulher para de utilizar a pílula ela pode engravidar normalmente, a menos que já tenha algum problema de fertilidade.