Confira dicas para acordar mais disposto

Pular cedo da cama cheio de energia é mesmo um privilégio que nem todos têm. A indisposição na hora de acordar pode ter diversas causas, desde o vizinho que faz barulho até mais tarde, a ansiedade e até mal hábitos alimentares. Mas como na vida há jeito para tudo, também existem formas de não sentir, ou pelo menos diminuir, aquela preguiça matinal. Dê uma olhada nessas dicas e confira o resultado nos dias seguintes.

Tome cuidado com o que vai comer

Evite refeições pesadas e gordurosas antes de ir para a cama. Isso poderá prejudicar a qualidade do sono já que enquanto você tenta dormir, seu corpo priorizará a difícil digestão desses alimentos. Portanto, procure comer coisas mais leves algumas horas antes de dormir. Frutas, vegetais e filé de frango grelhado podem ser uma boa pedida.

Apague as luzes

Fontes de luminosidade, como televisão, celulares, e obviamente, lâmpadas podem ser prejudiciais quando mantidas ligadas enquanto você tenta dormir. Como a melatonina, hormônio responsável pelo sono, só é produzida quando o ambiente encontra-se escuro, lugares com baixa incidência de luz tende a propiciar melhores noites de sono do que lugares claros.

Cama é feita para dormir

Na hora de dormir, é importante se desligar do mundo, você tem que relaxar. As diversas distrações impedem o desligamento do mundo, que por sua vez atrapalham a chegada do sono e, consequentemente, a disposição para acordar no dia seguinte.

Resista ao botão “soneca”

Nem mais 5 minutinhos! Não passa de um mito a ideia de que aquele cochilo depois de já ter acordado ajuda a descansar.  A tal “soneca” é muito ruim porque impede que o sono complete o ciclo de trifásico, que faz com que o corpo queira dormir mais. Portanto, a indisposição ao acordar novamente será ainda maior.

Alongar-se ao acordar

Além de ser uma atividade simples, rápida e prática, alongar-se ao acordar melhora a circulação sanguínea e alivia as tensões acumuladas durante horas e horas deitado. O alongamento também é recomendado para promover o relaxamento muscular minutos antes de dormir.

O bom e velho café

Há quem diga que não sai de casa sem tomar uma xícara de café. E apesar das controvérsias sobre consumo da bebida pela manhã, a cafeína presente no café funciona. Ela tem como função inibir a ação da adenosina, neurotransmissor responsável pela sensação de sono, além de estimular a liberação de adrenalina e cortisol, que como vocês já devem saber, promovem o estado de alerta e mandam o sono para longe.

Fonte: Area H/Terra