Confira dicas para organizar a cozinha

Quem tem o hábito de cozinhar sabe que a organização do ambiente pode fazer toda a diferença, mas você acha muito difícil manter a cozinha organizada? Pois, com as dicas a seguir de como organizar a cozinha pode ter certeza que você a tornará muito mais funcional e prática na hora em que você for utilizá-la.

Como organizar a cozinha

Quando temos mais espaço é mais fácil manter os ambientes em ordem e tudo no seu devido lugar, porém, as dicas de hoje de como organizar a cozinha vale tanto para ambientes grandes quanto para cozinhas pequenas e assim você vai conseguir um ambiente mais organizado para quando for cozinhar e parar de deixar um monte de coisa empilhada em cima da mesa de jantar.

E ao contrário do que muita gente pensa, para manter a cozinha em ordem não é preciso gastar muito, há várias formas de como organizar uma cozinha pequena gastando pouco e de forma prática, portanto, papel e caneta na mão para anotar as dicas de como organizar a cozinha.

Como organizar armário de cozinha

Retire tudo o que tiver dentro dos armários e das gavetas, em seguida limpe os armários por dentro e por fora usando um pano úmido com água e sabão neutro. Quando o armário estiver totalmente seco, forre-o com um tecido emborrachado, assim evita que os armários fiquem riscados com o tempo e que itens como copos e pratos escorreguem.

Organize os acessórios de cozinha

Separe as louças e itens que usa com maior frequência daqueles que só utiliza em ocasiões especiais. Na parte mais alta do armário guarde o que você utilize menos, e deixe os acessórios e itens que utiliza com frequência nas partes mais baixas dos armários.

Como organizar uma cozinha pequena com poucos armários

Se você não possui muitos armários e está pensando em como organizar uma cozinha pequena gastando pouco existem dois itens que podem te ajudar. Utilizar caixotes de feira como nichos é uma excelente forma de organizar uma cozinha pequena gastando pouco, prateleiras também podem te auxiliar nessa missão.

Como organizar a cozinha e gavetas de armários

Muitos armários não vem com divisórias nas gavetas e se você quer saber como organizar uma cozinha pequena gastando pouco e manter as gavetas em ordem basta utilizar caixinhas, como as caixinhas de leite cortadas no sentido vertical. Depois encape as caixinhas com um papel de sua preferência e coloque-as dentro das gavetas dos armários para organizar os talheres.

Como organizar armário de cozinha e manter as tampas de panelas em ordem

Tampas de panelas são itens que vivem perdidos e desorganizados dentro do armário, principalmente em cozinhas pequenas e sem espaço. Se você quer uma dica de como organizar uma cozinha pequena gastando pouco e mantendo as tampas das panelas em ordem basta utilizar um escorredor de louça pequeno dentro do armário e colocar as tampas organizadas ali ou mesmo instalar um suporte nas portas dos armários, onde você conseguirá organizar as tampas sem ocupar muito espaço.

Organize os potes plásticos

Os potes plásticos são itens super necessários, porém, parece que existe alguma coisa dentro de armários que sempre fazem com que as tampas desapareçam. Por isso, quando for organizar os potes plásticos só guarde os que estão completos e procure organiza-los por tamanho encaixando-os um dentro do outro e guardando as tampas em um porta tampas.

Organize os temperos

Os temperos nós utilizamos com frequência, por isso é sempre bom deixa-los bem acessíveis, uma dica de como organizar uma cozinha pequena gastando pouco é utilizando uma bandeja com os temperos, óleos e azeites que mais utiliza e deixa-los perto do fogão.

Como organizar panos de pratos nas gavetas

Pano de prato é outro item que tem em toda cozinha e uma maneira de como organizar armário de cozinha e mantê-lo sempre em ordem é deixando uma gaveta só para os panos de prato. Nesta gaveta faça rolinhos ou pequenos quadrados com os panos de prato, essa é uma forma de como organizar a cozinha pequena.

FONTE: Terra