Confira se existe apito amigo no futebol de São Paulo

Lucca Serra

Média de pênaltis marcados nas ultimas 4 edições do campeonato brasileiro aumenta 61%

No futebol, uma das maneiras mais fáceis de se fazer gol é através de cobrança de pênalti, e quando o arbitro marca, é motivo para a torcida comemorar. No campeonato brasileiro, a média de penalidades máxima marcada de 2014 para cá vem aumentando gradualmente, chegando a 3,36% por rodada, enquanto há 4 anos, a media era de apenas 2,1%, assim temos uma diferença de 47 pênaltis marcados, observe:

Pênaltis marcados nas últimas 4 edições do campeonato brasileiro

Dos times paulistas, o São Paulo é o que tem o maior número de pênaltis a favor, 25 no total, seguido por Corinthians com 19,Palmeiras 18 e Santos 17, como mostram os gráficos a seguir:

Pênaltis marcados a favor dos times paulistas

Pênaltis marcados por ano a favor dos times paulistas

Por outro lado, o tricolor também foi a equipe com mais pênaltis marcados contra, 23. O torcedor do Santos sofreu 18 vezes durante esses 4 anos. O Corinthians e o Palmeiras tiveram apenas 16 pênaltis marcados contra sua meta, confira:

Pênaltis marcados contra os times paulistas

Pênaltis marcados por ano contra os times paulistas

O último brasileirão destacou os goleiros, que fizeram 28 defesas, concretizando a pior media de pênaltis convertidos nos últimos anos da competição, 69,5%, enquanto o de 2014 a média foi de 76,7%, a melhor já vista nos últimos anos do campeonato brasileiro.