Conheça 5 plantas medicinais para ter em casa

Conheça 5 opções de plantas medicinais para ter em casa e melhore a sua qualidade de vida!

Ter uma planta em casa é ótimo para deixar o ambiente mais bonito! Mas as plantinhas não são apenas para decoração: muitas possuem efeitos terapêuticos. A manutenção das verdinhas pode ser a tarefa perfeita para aliviar o estresse, mas é necessário saber como cuidar delas. Várias plantinhas ficam ótimas na cozinha e podem ser usada como remédios naturais: descubra 5 plantas medicinais para ter em casa !

Plantas medicinais para ter em casa
Camomila

Com um delicioso perfume e florzinhas delicadas, a camomila é um dos compostos mais usados como remédio natural. A infusão de chá feita com as flores ajuda a aliviar dores do estômago, contribui para controlar a acne e regularizar a menstruação, além de aliviar queimaduras leves e tratar as varizes. Outro poderoso benefício é ser um remédio natural para insônia. Vale a pena ter essa linda plantinha em casa!

Babosa

Presente em muitos produtos de beleza, a babosa também é conhecida como aloé vera. Importante para a saúde do cabelo e pele, suas propriedades ajudam no controle da queda dos fios, no combate à caspa e atua contra os piolhos. A sua composição tem ação antisséptica e contribui para a multiplicação celular, ajudando a cicatrizar feridas.

Capim-limão

Também conhecida como capim-cidreira, essa plantinha tem diversas propriedades analgésicas e antirreumáticas. Seu uso é muito comum para tratar de problemas gastrointestinais, além de aliviar espasmos e dores musculares. É uma grande fonte de vitaminas e antioxidantes, importantes para o organismo. Também é muito utilizada na cozinha, sendo ingrediente-chave na culinária vietnamesa e tailandesa.

Hortelã

Além de dar um sabor delicioso à receitas, essa plantinha é grande fonte de nutrientes. Rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B e C, é muito utilizada para reduzir enjoos, enxaquecas e dores abdominais. Também tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e atua como um repelente natural de insetos.

Alecrim

Comum na culinária como tempero, essa erva também ajuda na saúde. A sua composição é importante no controle de enxaquecas, baixa imunidade, dores reumáticas e articulares. Também contribui no combate à depressão, já que inibe a degradação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Seus óleos essenciais também aliviam contusões e hematomas quando utilizado em compressas.

Fonte: Terra