Conheça os cinco benefícios do pilates para idosos

  1. Menos impacto – O Pilates é perfeito para idosos porque não traz impacto ao corpo. Ele também não traz desgaste às articulações.” Mesmo para pessoas que estão há um tempo sem se exercitar, o Pilates é uma ótima maneira de recomeçar um programa de exercícios.

    2.
    Reduz o risco de quedas – O Pilates trabalha fundamentalmente com respiração, postura, equilíbrio. É sabido que o equilíbrio e a coordenação são capacidades físicas que são perdidas com o envelhecimento, o que aumenta as chances de quedas.

    3. Melhora a flexibilidade – A pouca mobilidade e a falta de flexibilidade talvez sejam os fatores que mais trazem impacto no dia a dia do idoso. Flexibilidade e mobilidade ajudam a trazer independência e permitem um número maior de movimentos sem tanta restrição. O Pilates promove flexibilidade por meio do aumento da amplitude de movimentos.

    4.
    Melhora da postura – Um dos focos do Pilates é o fortalecimento do core, o chamado centro de força do corpo, essencial para que se tenha uma melhor postura, algo que falta a muitos idosos.

    5.
    Ferramenta terapêutica – O Pilates também é uma excelente ferramenta terapêutica para pessoas com osteoartrite e osteoporose – desde que, claro, em casos mais leves. Pacientes com Parkinson também podem se beneficiar, pois a prática, quando feita com regularidade, ajuda a reduzir a rigidez muscular típica desses pacientes.