Conheça um pouco mais da CVC, empresa que gera empregos na região

A história da CVC Corp começou a ser desenhada, oficialmente, em 2009, quando a companhia foi adquirida por um dos maiores fundos de private equity do mundo.

Começava, então, o processo de perpetuação da marca e dos negócios no segmento de viagens, que culminou, anos mais tarde, em 2013, com a entrada da companhia à bolsa de valores, mercado de mais alto nível de exigência da governança corporativa, sendo a única companhia de viagens a ter ações listadas na B3.

Sempre à frente de seu tempo e na linha da vanguarda, a companhia estava, portanto, preparada para mais um importante salto evolutivo: a entrada em novos segmentos do setor, complementares às viagens de lazer, por meio de aquisições de empresas.

A história da CVC Corp foi ganhando então novos capítulos a partir de 2015, de forma gradativa e consistente, com a chegada de marcas líderes, respeitadas e especializadas em diferentes nichos de viagens, cujos negócios foram sendo estruturados sob um mesmo modelo organizacional e de gestão, unindo esforços, ganhos de escala e produtividade em um só grupo, mais forte e preparado para competir em novos mercados.

A CVC Corp é a maior corporação de viagens da América Latina, atuando com 6 marcas distintas nos segmentos lazer, negócios e intercâmbio cultural, que vendem por meio de lojas franqueadas, plataformas digitais e agentes de viagens independentes. Juntas, as marcas somam mais de 100 anos de expertise em formatar, distribuir e realizar viagens, proporcionando a melhor experiência de viagem aos clientes.

As marcas que compõem o grupo são: CVC Brasil (líder no segmento de viagens de férias e lazer), Submarino Viagens (venda de viagens on-line, para fins de lazer ou negócios), RexturAdvance (que atua no segmento B2B, com viagens corporativas), Grupo Trend (viagens corporativas e de lazer distribuídas via agências independentes), Experimento Intercâmbio Cultural (especializada em cursos no exterior e intercâmbio cultural), Visual Turismo (viagens de lazer, com enfoque em nichos como ecoturismo, viagens de lua de mel, resorts e hospedagens de charme e requinte).

Mais recentemente, a corporação anunciou a aquisição de 100% do controle acionário da Esferatur (consolidadora de bilhetes aéreos como foco no B2B). A concretização do negócio ainda depende da aprovação do CADE, se aprovada, passa a compor a CVC Corp, como a 7ª unidade de unidade de negócios da companhia.

Em 2017, a CVC Corp, somando todas as suas marcas e unidades de negócio, cresceu duplo dígito em todos os seus principais resultados: reservas embarcadas e confirmadas, EBTDA e lucro líquido, na comparação com 2016 Pro Forma. No ano passado, o grupo movimentou R$ 10 bilhões em reservas confirmadas.

Os números mais recentes divulgados pela companhia (em 10 de agosto de 2018) indicam que, apesar de todas as adversidades na economia, o grupo continua em crescimento, mostrando sua resiliência e assertividade na gestão. A companhia fechou o 1º semestre de 2018 com crescimento de 9,1% em reservas confirmadas (vendas) e o 2º trimestre deste ano foi o 10º trimestre com crescimento consecutivo.

ESTRUTURA MATRICIAL

Em dezembro de 2017, com o lançamento da marca institucional “CVC Corp”, a companhia também passou a adotar um novo modelo em sua estrutura organizacional, já adotado por grandes corporações no mundo, para ganhos de escala, produtividade, eficiência e crescimento da corporação.

A estrutura organizacional da CVC Corp está baseada no conceito de estrutura matricial, na qual as seis marcas que compõem a companhia foram denominadas de “Unidades de Negócio (UNs)”, cada uma representada por um diretor geral, respondendo diretamente ao presidente da CVC Corp.

É importante ressaltar que, apesar de estarem ligadas a um mesmo grupo, as marcas atuam de forma independente, cada uma seguindo a estratégia no mercado que atua, com seus canais de distribuição, vendas e públicos distintos.

Em comum, as Unidades de Negócios são atendidas pelas equipes das Aéreas de Suporte (“prestando serviço”), que são departamentos que passaram a formar times únicos, com expertises complementares, para atender às demandas das UNs, garantindo maior ganho de sinergias e escala.

É o caso, por exemplo, das Áreas de Suporte de Produtos Terrestre – Nacional e Internacional, responsáveis pelas negociações de tarifas e disponibilidade junto aos fornecedores (hotéis, receptivos, parques temáticos, entre outros) e por “abastecerem” as unidades de negócios com os produtos e serviços que o público de cada marca busca. Com isso, a negociação fica centralizada com ganhos relevantes, tendo uma melhor organização e produtividade da força de trabalho, entre outros pontos para alavancar o crescimento da companhia.

ENDEREÇOS

Santo André é a cidade onde tudo começou. Da pequena agência de viagens instalada na região central, hoje a CVC Corp conta com 6 escritórios na cidade, todos localizados no Bairro Jardim, em um raio de 2 km da sede da CVC Corp, instalada na Rua das Figueiras.

As equipes da Submarino Viagens e da RexturAdvance, que ficavam em Osasco e na capital paulista, respectivamente, chegaram em 2016 e, com o crescimento dos negócios e a vinda TREND para Santo André, a CVC Corp fez uma nova ampliação na cidade, agora em Agosto de 2018, remanejando seus times para receber a equipe da TREND, que até então ficava alocada na Barra Funda (SP). Com isso, a CVC Corp inaugurou mais 2 escritórios na cidade, totalizando 6 espaços, com a s inaugurações dos edifícios chamados Eiffel (na Rua das Figueiras) e o ABC Tower (mais conhecido como CVC Corp Digital, na Rua Catequese).

O edifício Eiffel é agora a base de toda a equipe da Área de Suporte de Finanças Corporativa (antes baseada no Absoluto) e o ABC Tower ou melhor, o CVC Corp Digital, concentrando todo o time das áreas de suporte TI e Digital da companhia e da unidade de negócios On-Line (Submarino Viagens e CVC.com.br).

O projeto que trouxe a unidade de negócio TREND a Santo André, chamado internamente de “CVC Corp em Movimento”, envolveu o remanejamento de cerca de 1.500 colaboradores entre nossos espaços físicos – ou seja, a metade do nosso quadro total de funcionários, tendo sido concluído, com sucesso, no início de agosto. O projeto “CVC Corp em Movimento” começou em meados de maio e teve o envolvimento de 50 profissionais das áreas como Facilities, Gente e Gestão, Telefonia, TI e Comunicação Corporativa, que conduziram a iniciativa.

ONDE ESTÃO

  • CVC Corp e unidade de negócio CVC Brasil (viagens de lazer): Ed. Absoluto > Rua das Figueiras, 501
  • Área de Suporte Finanças Corporativa (RI, Jurídico, Controladoria, Tributário, Controles Internos, Compras e Facilities): Ed. Eiffel, Rua das Figueiras, 474
  • Unidades de negócio de viagens corporativas RexturAdvance e Trend > Ed. Premium, Rua das Esmeraldas, 387
  • Área de Suporte de Operações – CCO (Centro de Controle e Operações): Centro Empresarial Grand Plaza 1 (GP1), Av. Industrial, 600
  • Área de Suporte de Operações – CSC (Centro de Serviços Compartilhados): Centro Empresarial Grand Plaza 2 (GP2), Av. Industrial 700
  • Área de Suporte de TI e unidade de negócio on-line (Submarino Viagens e CVC.com): CVC Corp Digital (Ed. ABC Tower), Rua da Catequese, 227

SEGMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS

Apesar da forte tradição do grupo no segmento de viagens de lazer, devido à liderança e tradição da CVC no segmento de franquias e viagens de lazer, o grupo também tem ampliado sua atuação e negócios no segmento de viagens corporativas, que já representam pouco mais de 1/3 do volume de reservas confirmadas por ano.

No segmento corporativo, a CVC Corp atua com as marcas RexturAdvance (uma das maiores consolidadoras de bilhetes aéreos do Brasil) e a TREND (consolidação hoteleira), no segmento B2B, atendendo aos agentes de viagens especializados em viagens corporativas. Cada marca tem um sistema de venda próprio, como é o caso do Reserva Fácil, da RexturAdvance, que é uma das plataformas mais modernas do mercado em gestão de viagens, direcionada a cotações, emissões, reservas de bilhetes aéreos.

As consolidadoras são empresas intermediárias entre as companhias aéreas e redes hoteleiras e os agentes de viagem independentes, que não possuem créditos juntos às companhias aéreas, nem registro IATA, e que, por terem um grande volume de vendas, conseguem melhores negociações com os fornecedores e comissionamento pela venda.

BACKOFFICE (CCO E CSC)

Centro de Controle e Operações (CCO) faz a gestão de todos os processos operacionais que envolvem a realização das viagens, pelos clientes, e de suporte operacional às equipes de venda.

Para entregar um serviço de qualidade, com toda a assistência que uma viagem assistida merece, o CCO é a área que monitora e tem o controle de todas as operações que envolvem embarques e desembarques dos clientes. É também responsável pela Central de Atendimento ao Cliente, o Suporte 24/7 para clientes em viagem, as Centrais de Embarque (equipes que auxiliam os viajantes nos aeroportos), Guias Base (colaboradores baseados nos destinos, que oferecem suporte in loco aos passageiros) e atuam na intermediação e resolução de casos junto ao Procon, Reclame Aqui e Mídias Sociais.

No suporte operacional às equipes de vendas e lojas franqueadas CVC, por exemplo, atuam no controle de bloqueios e fretamentos nacionais e internacionais, gestão de incidentes, pós vendas, operação rodoviária, remarcações, reembolsos, entre outros.

No total, o CCO é responsável pela geração de mais de 200 mil serviços mensais nos quais inclui atendimento de, em média, 54 mil chamadas por mês e 27 mil interações via sistema. Reúne 167 profissionais prestando serviços para toda a rede de mais de 1.200 lojas franqueadas e clientes.  As equipes trabalham de maneira contínua – 24 horas em 7 dias da semana (24×7), inclusive aos finais de semana e feriados, em horários estendidos: de segunda a sábado, das 08h00 às 23h00, e aos domingos e feriados, das 14h00 às 21h00.

Já o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) responde pela gestão operacional dos processos e fluxos financeiros da companhia, atendendo às unidades de negócios e áreas de suporte em atividades como: contas a pagar, contas a receber, suporte de caixa, inspetoria e prevenção à fraudes.

CVC CORP DIGITAL

O recém inaugurado prédio CVC Corp Digital (ABC Tower) reúne todos os engenheiros digitais e de tecnologia em um mesmo espaço, em um único time para obter maior eficiência operacional, captando as sinergias nesta que é uma das principais áreas de investimento da companhia nos últimos anos.

O prédio conta com 14 andares, sendo 7 deles para abrigar os times de TI, um para a equipe digital (CVC.com e Submarino Viagens), além de abrigar as áreas de Gente e Gestão e Suporte a Vendas da CVC Brasil. O edifício conta com área de convivência (HUB) e, no último andar, um restaurante aberto a todos.

equipe de TI responde pelo desenvolvimento e operação de todos os recursos e sistemas computacionais da empresa. Desenvolve e opera aplicações utilizadas pelas equipes de vendas em diferentes canais de distribuição, garantindo eficiências e melhorias contínuas em sistemas como, por exemplo, Venda Compartilhada, Systur, Portal do Agente, Reserva Fácil, NaTrend, incluindo a gestão tecnológica das plataformas digitais, para os consumidores finais, CVC.com.br e SubmarinoViagens.com.br.

Além disso, responde pela segurança de dados da companhia, administra portais internos e o atendimento a colaboradores para disponibilização e manutenção de computadores e acessos.

equipe digital também está estabelecida no ABC Tower. Está é uma importante área da companhia que tem, como uma das principais missões, desenvolver visão e interações digitais entre múltiplos canais de vendas, proporcionando aos consumidores experiências completas e diferenciadas, utilizando também estratégias de marketing de conteúdo para atingir potenciais clientes e mensuração da satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços da empresa.

Redação