Início Política Brasil Conselho se reúne para debater aumento da velocidade nas marginais de São...

Conselho se reúne para debater aumento da velocidade nas marginais de São Paulo

Da redação

Os membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de São Paulo cobraram ontem (12) participação popular na decisão sobre o aumento da velocidade das marginais Tietê e Pinheiros. Criado em 2013, o conselho é um órgão consultivo da Secretaria Municipal de Transportes composto por membros indicados pela sociedade civil, pela prefeitura e eleitos segundo critérios de distribuição geográfica da população.

Um terço dos conselheiros, 21 membros, enviou um pedido de reunião extraordinária com o secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda, para discutir o tema. O encontro oficial não foi marcado, mas o titular da pasta recebeu o grupo para discutir a relação entre a secretaria e o conselho na nova gestão.

No dia 20 de dezembro do ano passado, antes mesmo de assumir o cargo de secretário de Transportes, Sérgio Avelleda anunciou a volta dos limites de até 90 quilômetros por hora (km/h) para as marginais Tietê e Pinheiros.

A elevação dos limites de velocidade foi uma promessa feita durante a campanha pelo prefeito João Doria. A gestão anterior havia reduzido as máximas permitidas não só nas marginais, como em diversas ruas e avenidas da cidade, como parte de um programa de segurança no trânsito.

Uma reunião para apresentar oficialmente o plano ao conselho deve ser convocada na próxima semana, antes das medidas entrarem em vigor, o que está previsto para o dia 25 de janeiro.

*Informações Agência Brasil