Início Política ABC Consórcio ABC apresenta projeto do Centro de Controle Regional em reunião conjunta...

Consórcio ABC apresenta projeto do Centro de Controle Regional em reunião conjunta de Mobilidade Urbana

Encontro dos fóruns paulista e nacional de secretários e dirigentes do setor terminou nesta quarta-feira (30/9)
 

O evento conjunto da 75ª Reunião do Fórum Paulista e da 97ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, reuniu nesta quarta-feira (30/9), por meio de videoconferência, mais de 120 participantes, incluindo representantes de vários estados brasileiros. Iniciado na terça-feira, o encontro teve o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como anfitrião.

Participaram da abertura do evento os presidentes do Fórum Nacional, Rodrigo Tortoriello, e do Fórum Paulista, Atílio Pereira. A mediação do encontro foi realizada por Paulo Roberto Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos.

Em seguida, o Consórcio ABC apresentou o projeto do Centro de Controle Regional de Mobilidade Urbana do Grande ABC, desenvolvido pela entidade regional. A iniciativa foi detalhada pelo secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, e por Antonio Carlos Junqueira, representante da empresa contratada para elaboração do projeto.

“Somos uma região com 2,8 milhões de habitantes, com sete cidades muito interligadas e praticamente sem divisas. Por isso, o Centro de Controle é muito importante e, como já está com seu projeto concluído, não é mais um sonho“, afirmou Brandão.

A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC, Andrea Brisida, explicou que, finalizado o projeto, o objetivo da entidade regional é buscar recursos para sua implementação, inclusive no exterior.

Entre os demais palestrantes do dia, o diretor-presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, falou sobre as principais ações desenvolvidas em conjunto com o Poupatempo e ressaltou os benefícios da articulação com as prefeituras.

“A aproximação com os municípios é muito importante, por isso estamos abertos para ouvir as necessidades de todos. Tenham o Detran como um grande parceiro que tem como objetivo proporcionar melhores serviços para os cidadãos”, afirmou Mascellani.

Dulce Lutfalla, conselheira do  Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP), abordou a revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por meio do Projeto de Lei (PL) 3267/2019, que aguarda sanção presidencial.

O encontro também contou com a apresentação da iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, realizada por Hannah Arcuschin Machado, coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade pela Vital Strategies, e Paula dos Santos, gerente de Mobilidade Ativa da WRI.

Participaram ainda do encontro o diretor de Mobilidade da Digicon, Hélgio Trindade Filho; o diretor de Tecnologia da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans), Newman Marques; o diretor da Estapar,  Adélcio Antonini; Antônio Carlos Munhoz, especialista em Acessibilidade; Renato Campestrini, especialista em Trânsito; e Célio Freitas Bouzada, presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans); o assessor especial do secretário estadual de Logística e Transporte, Luiz Alberto Fioravante; e o vice-presidente do Fórum Paulista, Jorge Akira Kobayaski.

Deixe uma resposta