Consórcio apresenta demandas regionais para Segurança

Da redação

Foto: Divulgação

Na retomada dos trabalhos no Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de São Paulo Sub-região Sudeste, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, apresentou demandas da região para a área ao secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

O relançamento do grupo ocorreu nesta terça-feira (8), no Salão Nobre do Paço Municipal de São Bernardo. O evento contou com as presenças dos prefeitos Adler Teixeira (Kiko), de Ribeirão Pires, e Gabriel Maranhão, de Rio Grande da Serra.

O presidente do Consórcio apresentou como demanda regional a digitalização e integração dos sistemas de radiocomunicação das Guardas Civis Municipais (GCMs) do ABC. Para Morando, o objetivo da entidade é se antecipar ao desligamento do sistema analógico, previsto para 2018.

Veículos e equipamentos

Outra demanda apresentada ao secretário Estadual da Segurança por Morando foi a renovação das frotas das GCMs, considerada antiquada pelo prefeito. O pedido é justificado pelo fato de o Estado conseguir isenção do Imposto do Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de veículos.

O presidente do Consórcio também sugeriu a possibilidade de estabelecer um convênio para que as armas e munições trocadas anualmente pelas polícias Civil e Militar – cerca de mil pistolas – possam reforçar a atuação das GCMs dos municípios no combate à criminalidade.