Início Política ABC Consórcio vai apresentar sugestões para permanência de Diadema na entidade

Consórcio vai apresentar sugestões para permanência de Diadema na entidade

Da redação

Foto: Divulgação/Consórcio ABC

A Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu oficialmente, na última terça-feira (4), o pedido do prefeito de Diadema, Lauro Michels, solicitando o desligamento do município da entidade regional devido a um desequilíbrio orçamentário. O pedido será analisado detalhadamente pelas diretorias Jurídica e Financeira do Consórcio, que estudarão o caso para apresentar uma proposta de manutenção da cidade no colegiado.

Durante a reunião, os prefeitos manifestaram o desejo de que Diadema prossiga no Consórcio. No ofício apresentado nesta terça-feira, o prefeito Lauro Michels justifica a intenção de desligar o município por uma questão essencialmente financeira.

Durante a assembleia, os prefeitos também assinaram os contratos de custeio para o Programa Casa Abrigo Regional, para o Centro Regional de Formação em Segurança Urbana e para subsidiar o aluguel da Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais, entidade que presta atendimento médico especializado na região.

Regularização fundiária

Os prefeitos também definiram a realização de um novo seminário para discutir a questão da regularização fundiária nas sete cidades. Em 9 março, o Consórcio promoveu o primeiro evento para discutir o tema no Estado de São Paulo, reunindo autoridades do Ministério das Cidades e especialistas em habitação com atuação no poder público e no meio acadêmico.

Para a realização do próximo seminário, previsto para 13 de junho, cada um dos municípios vai indicar os técnicos que vão definir os principais pontos a serem discutidos no encontro. Por meio de pesquisa de satisfação, 95,7% dos participantes do seminário realizado em março avaliaram como excelentes, muito boas ou boas questões como o formato do evento, palestrantes e debatedores. O levantamento apontou que 100% dos presentes voltariam a participar de um novo encontro sobre a mesma temática.