Início Cidades Coop implanta nova ferramenta para reduzir perdas

Coop implanta nova ferramenta para reduzir perdas

Da redação

Como forma de reduzir ainda mais seu índice de perdas, a Coop tem investido de forma constante para combater e identificar suas perdas. Uma nova arma tecnológica, ainda em fase experimental, está sendo testada em três unidades na tentativa de diminuir a estatística de perdas não identificadas.

Trata-se de um programa de monitoramento da frente de caixa, baseado em ações de inteligência relacionadas a vídeos, que permite acompanhar a distância e em tempo real as movimentações realizadas no PDV. Dependendo dos resultados experimentais, a ferramenta será implantada nas demais unidades da rede.

Do total de perdas da Coop em 2016, um pouco mais da metade (56%) refere-se à perda identificada, gerada por quebras operacionais, como estoque elevado, produtos vencidos, avarias em mercadorias e outros fatores. Os 44% restantes enquadram os prejuízos não identificados, que podem ser divergências entre o estoque físico e eletrônico e furtos externos e internos.

A tecnologia ajuda, e muito, mas não dispensa a visita para verificar se todos os procedimentos estão sendo cumpridos à risca. Para tanto, a equipe interna de prevenção de perdas, em conjunto com representantes de outros departamentos, promove blitz mensais nos pontos de distribuição da rede. Da área de recebimento de mercadoria à frente de caixa, nenhum detalhe foge aos olhares. Entre tantas tarefas a checar, está à verificação do nível de estoque, a análise da temperatura dos balcões frigoríficos e se o processo PVPS (primeiro produto que vence e o primeiro que sai) está sendo praticado, além de outras auditorias.