Crianças da pediatria do CHM recebem visita especial

Na manhã da última sexta-feira (3), a pediatria do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão recebeu mais uma edição do “Humaniza Ped”. Desta vez, foi desenvolvido um trabalho de Pet Terapia. Com a visita dos cães-terapeutas, a alegria tomou conta do ambiente de tratamento.

Estudos apontam o efeito calmante e antidepressivo, o estímulo à integração social e a elevação da autoestima do paciente como alguns benefícios da Pet Terapia. Redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral também estariam associadas aos momentos de descontração.

Humaniza Ped – Iniciativa de humanização desenvolvida na área de pediatria do Centro Hospitalar de Santo André, o “Humaniza Ped” faz parte do projeto de conclusão de estágio dos estudantes do 6º ano da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). A cada mês, um grupo diferente desenvolve uma atividade junto a pacientes e familiares.

Todos os cachorros são vacinados, passam periodicamente com veterinário e tomam banho sempre antes da visita. Os cães terapeutas recebem adestramento específico e precisam estar com a saúde em perfeitas condições. A raça com perfil mais adequado para esse tipo de ação costuma ser a Golden Retriever.