Dentista serão levados até obras do ABC em campanha contra o Câncer Bucal

Da redação

A Regional do SindusCon-SP em Santo André iniciou nesta semana, em parceria com o SECONCI/Regional Santo André, a divulgação da campanha “Levantamento Bucal”. A iniciativa tem o objetivo de levar o atendimento odontológico até os profissionais que atuam nos canteiros de obras de toda a região do ABC.

A oferta do serviço foi enviada para as construtoras que atuam em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A campanha contará com unidade móvel de odontologia do SECONCI que se deslocará gratuitamente até as obras indicadas pelas construtoras, visando detectar os problemas bucais, sendo que esses diagnósticos serão entregues tanto aos funcionários quanto às empresas.

Apesar de fazer um relatório geral sobre a condição bucal de cada trabalhador e orientar sobre a necessidade dos procedimentos, o principal foco do projeto é identificar a existência de Câncer Bucal. Também conhecido como Câncer Oral ou Câncer do Lábio, a doença se caracteriza pelo surgimento de tumores malignos que acometem principalmente a boca e parte da garganta, mas podem se desenvolver ainda nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca são o fumo e o álcool. Pessoas que consomem tabaco e bebidas alcoólicas excessivamente têm maior probabilidade de desenvolver o tumor. A chance de isto acontecer é proporcional ao número de cigarros e de doses de bebidas consumidas. A falta de higiene bucal, a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C e a exposição excessiva ao sol são outros fatores que contribuem para o surgimento da doença.