Para incentivar a doação e ampliar os estoques de sangue do Hemocentro do Grande ABC, a deputada estadual Carla Morando, realizou, nesta quinta-feira (15), mais uma doação de sangue na Colsan, localizada na Avenida Pedro Jacobucci, 440, centro de São Bernardo. O hemocentro está operando com menos de 50% da capacidade.

“Eu realizo a doação a cada 4 meses. Sempre marco na minha agenda a data em que posso realizar a nova coleta. Convido toda a minha equipe para a ação. Estamos em um momento muito complicado em relação à saúde. Com o avanço da pandemia, os hospitais estão precisando de mais doações. A solidariedade tem que falar mais alto, juntos somos mais fortes”, explicou Carla Morando.

A Colsan destina sangue para todos os hospitais do Grande ABC. Só em São Bernardo, a instituição oferece para o Hospital Pronto Socorro Central, o Hospital de Clínicas, o Hospital Municipal Universitário (HMU), o Hospital Anchieta e agora, o Hospital de Urgência, que está específico para o tratamento da Coronavírus.

Doar sangue já estava nos planos da assessora parlamentar, Arilane Ferreira, há meses  e hoje ela aproveitou o convite que recebeu da deputada Carla Morando. “Assim que eu fiquei sabendo que os estoques estavam baixos, decidi finalmente ir. Doar sangue é uma maneira de pensar no próximo e ajudar a salvar vidas. Estou muito feliz em poder ajuda”, disse Arilane.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. O doador será submetido a uma avaliação médica antes do procedimento, onde será retirado uma amostra para testes de sorologia e anemia. A coleta pode durar no máximo 50 minutos e a retirada é de 405 a 495 ml. As mulheres podem doar até três vezes e o homem até quatro vezes por ano. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sábado, das 8h às 15h.

Crédito: Divulgação

Deixe uma resposta