Descontaminação em bairro de SBC começa neste ano

Da redação

Plenária no Jardim das Oliveiras - Foto - Raquel Toth (3)
Foto: PMSBC

A licitação para a execução do projeto de descontaminação de locais no Jardim das Oliveiras, em área antes ocupada por um lixão, terá início em agosto, com previsão das obras iniciarem até o fim do ano. O anúncio foi feito ontem (11) pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, durante reunião com as famílias que, ao longo do tempo, se instalaram na região. Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, além de técnicos e secretários municipais.

O bairro foi constituído há mais de 20 anos sobre um antigo lixão. Em 2008, havia uma decisão judicial para a remoção de 360 moradias. No entanto, o prefeito Luiz Marinho, desde o início de sua primeira gestão, em 2009, defendeu que deveria ser elaborado um projeto que reduzisse os danos ambientais e permitisse manter as famílias no local com segurança.

Fazem parte do projeto, além da descontaminação, a construção de galeria e a pavimentação de vias.

Durante as intervenções, serão instalados 115 poços para o escoamento do gás, e além disso os moradores devem observar algumas restrições. A área recoberta, por exemplo, não poderá ter qualquer tipo de atividade agrícola, poços de água ou qualquer escavação.