A GHM e o Instituto Butantan anunciaram recentemente uma plataforma gratuita desenvolvida especialmente para ajudar no combate à pandemia. Baseado no rastreamento de contatos, o app GHM ajuda usuários a detectarem se estiveram próximos a uma pessoa contaminada.

Conhecida como “contact tracing”, essa tecnologia é uma famosa aliada em crises epidemiológicas. “O funcionamento se dá pelo smartphone, por geolocalização, com uso de dados bem similar aos aplicativos de rotas de trânsito”, explica Henrique Mendes, CEO da GHM.

O app, que é considerado inédito no mundo, começou a ser testado por meio de uma parceria com a cidade de Araraquara e já está disponível para download em todo o Brasil.

Além de indicar áreas de risco por meio de mapas de calor, o GHM ajuda no monitoramento de sintomas individuais. “O time de infectologistas do Instituto Butantan participou e validou o algoritmo na seção de autoavaliação do usuário, o que faz com que o monitoramento seja o mais certeiro possível”, afirma Adam Barão, CTO da GHM.

Segundo ele, a autoavaliação é uma etapa muito importante e deve ser preenchida diariamente. Quanto mais rápido a população do país instalar e alimentar o app de informações individuais, mais eficaz será o monitoramento em todas as regiões.Confira abaixo o passo a passo para se cadastrar na plataforma:

Passo a passo

1)    Faça o download do GHM no site da empresa ou pelas lojas online da Apple ou do Google.

2)    Clique no botão “Criar minha conta” para iniciar o cadastro.

3)    Leia e aceite os termos de uso, clicando em “Continuar”.

4)    Informe seus dados ou cadastre-se usando uma rede social.

5)    Abra seu email (o mesmo que incluiu no cadastro) para acessar o código de ativação.

6)    Conclua seu cadastro informando os dados solicitados.

7)    Finalize e clique em “Começar a usar”.

8)    Faça a autoavaliação diariamente.

9)    Mantenha ativa a função de localização do seu smartphone.

Deixe uma resposta