Início Política Brasil Detecta derruba índice de roubo de veículos em 35% em São Caetano

Detecta derruba índice de roubo de veículos em 35% em São Caetano


O Sistema Detecta, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, tem auxiliado as forças do setor em São Caetano do Sul (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) desde o início de 2018, quando o prefeito José Auricchio Júnior assinou convênio para a instalação do programa no município.
 
Neste 1 ano e meio, o índice de roubo de veículos caiu cerca de 35%, passando de 143 no primeiro semestre de 2017, quando ainda não havia o Sistema Detecta, para 93 no mesmo período deste ano.
“É, sem dúvida alguma, uma constatação bastante relevante, que coloca São Caetano com índices satisfatórios neste quesito específico de segurança. É importante ressaltar a indicação da queda no índice de roubo de veículos, pois trata-se de um crime que gera violência e causa um impacto psicológico muito forte para a vítima”, explicou o capitão PM Rodrigo Rocco Razuk Maluf, comandante da 3ª Cia. do 6º Batalhão da Polícia Militar.
DETECTA
Ferramenta primordial para que o trabalho conquiste eficácia, efetividade e celeridade, o Detecta é um programa de monitoramento inteligente. É o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, integrando bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (fichas de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e registro de veículos furtados, roubados e clonados. 
 
A Prefeitura de São Caetano do Sul conveniou-se ao Governo do Estado em dezembro de 2017 e, em janeiro de 2018, a cidade já estava coberta em suas entradas e saídas com 37 câmeras de monitoramento do Detecta.
 
O prefeito José Auricchio Júnior destacou, à época, a integração das forças policiais com o município no combate ao crime. “O Detecta é um sistema de muita eficiência, que organiza dados em fração de segundos e devolve a informação que auxilia no combate à criminalidade tanto imediatamente quanto em um processo posterior de investigação.”
 
Hoje, as entradas e saídas de São Caetano do Sul contam com 64 câmeras, em 26 pontos. Os equipamentos fazem a leitura das placas dos veículos e levam os dados em tempo real às viaturas da Polícia Militar e a uma central estratégica da Guarda Civil Municipal. O Detecta também está conectado às outras câmeras de trânsito do município.

Deixe uma resposta